Projeto de Anderson Teodoro foca na valorização dos produtores de arroz
Valorizar os produtores de arroz é o objetivo da campanha proposta por Anderson Teodoro (Avante), por meio do projeto de lei nº 7723/23. A Campanha de Valorização dos Produtores de Arroz Goiano tem o intuito de impulsionar a inclusão qualificada do produtor de arroz, por meio de atividades, palestras e eventos voltados à capacitação, profissionalização e ao fortalecimento do trabalhador rural.
O parlamentar justifica que a propositura objetiva a valorização dos produtores de arroz goianos, tendo em vista que Goiás ocupa a terceira posição no ranking nacional. "Essa propositura tem grande importância no incentivo da implementação das políticas públicas voltadas à facilitação do acesso ao crédito e à assistência da produção de arroz", comentou Teodoro.
De acordo com os dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção total de arroz, no Estado, deve passar de 85,5 mil toneladas, na safra 2021/22, para 96,8 mil toneladas, na safra 2022/23. Considerando a produção por cultivo de arroz, Goiás registra ainda crescimento tanto no irrigado, caracterizado como o principal cultivo, quanto no sequeiro; o volume representa um acréscimo de 12,9%.
O processo está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), sob a relatoria do deputado Veter Martins (Patriota).