Projeto de Bia de Lima prevê Programa Farmácia Solidária
A deputada Bia de Lima (PT) protocolou no Parlamento goiano o projeto n. 8987/23, o qual propõe instituir o Programa Farmácia Solidária. O objetivo é promover a doação, redistribuição e reaproveitamento de medicamentos e de produtos voltados à promoção da saúde. O projeto, que, inicialmente vai ser enviado para análise na Comissão de Constituição e Justiça, funcionará como um serviço complementar à assistência farmacêutica, de cunho social.
Bia de Lima frisa que a saúde é assegurada pela Constituição Federal e pela Constituição do Estado de Goiás. Seu projeto visa, assim, auxiliar à população o acesso de tratamentos de saúde com a implantação do programa, voltado para a formação de uma consciência a respeito da importância da doação, reaproveitamento e distribuição de medicamentos.
“Busca-se, pois, fomentar, em um exercício de solidariedade e cidadania, a doação de remédios por parte de membros da comunidade e por instituições da sociedade civil. A propositura representa um esforço, também, direcionado à redução do desperdício de medicamentos e, consequentemente, redução da quantidade de descartes de composições medicamentosas e resíduos químicos que afetam diretamente o meio ambiente”, explica a deputada em suas justificativas.