Ícone alego digital Ícone alego digital

Alego homenageou empresários goianos nessa 2ª-feira, por iniciativa dos deputados Bruno Peixoto e José Machado

12 de Dezembro de 2023 às 07:00
Crédito: Sérgio Rocha
Alego homenageou empresários goianos nessa 2ª-feira, por iniciativa dos deputados Bruno Peixoto e José Machado
Sessão solene em homenagem a empresários goianos

Por proposição em conjunto dos deputados Bruno Peixoto (UB) e José Machado (PSDB), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) homenageou empresários em sessão solene na noite dessa segunda-feira, 11, no Plenário Iris Rezende Machado da Casa de Leis. O reconhecimento foi materializado com a entrega do Certificado do Mérito Legislativo.

A sessão, presidida por Bruno Peixoto, presidente do Parlamento estadual, foi uma das mais prestigiadas e reuniu representantes de diversos segmentos econômicos. Compuseram a mesa dos trabalhos: os deputados José Machado e Renato de Casto (UB); o ex-deputado Hélio de Souza (PSDB); o presidente da Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa), Manoel Castro de Arantes, o Fião, pai de Renato de Castro; a servidora pública Luciene Tavares Gontijo Peixoto, esposa de Bruno Peixoto; o fundador da Associação e Sindicato dos Hotéis do Estado de Goiás, Luciano de Castro Carneiro; o ex-deputado federal e diretor do Grupo Goialli, Jalles Fontoura; o gerente da Saneago de Uruana, Luís Favorito; o empresário Otávio Lage de Siqueira Filho; o assessor do Governo do Estado, Cássio Gusmão; o secretário de Articulação Política da Alego, Alexandre Belchior; o assessor parlamentar Marinho Araújo; e o chefe de gabinete da presidência da Alego, Rafael Soares.

Antes dos discursos, o servidor da Casa, Oliveira, foi convidado a se apresentar e cantou a música "Pequilândia", canção dedicada a Goiânia.

Resiliência

Abrindo os pronunciamentos da noite, José Machado afirmou que a celebração não era apenas aos feitos econômicos, mas sim à resiliência e à visão empreendedora que caracterizam o espírito de Goiás. Segundo ele, a entrega dos certificados não se trata apenas uma formalidade, mas é um reconhecimento da importância do setor empresarial na trajetória de desenvolvimento do Estado.

“Ao prestarmos homenagem aos empresários não estamos apenas elogiando números, mas reconhecendo os agentes de transformação, que, com coragem e determinação, moldam o futuro do nosso Estado. São líderes que não apenas gerenciam negócios, mas, com visão estratégica e inovação constante, desbravam caminhos para um Goiás mais próspero”, ressaltou Machado.

Em seguida, o presidente da Ceasa fez uso da palavra e falou da importância do reconhecimento feito a empresários. “Essa homenagem dignifica muito as pessoas. E essas pessoas representam muito para suas cidades, para suas regiões. Nossos agradecimentos.”

O presidente Bruno Peixoto lembrou de sua trajetória como empresário, que começou quando tinha apenas 19 anos. Disse ainda que como gestor das empresas, sempre teve muita preocupação com a sustentabilidade econômica e trouxe essa preocupação para a gestão pública. Ele citou as medidas tomadas na direção do Legislativo estadual, sempre em consenso com os outros 40 deputados, que levaram a uma grande economia, a exemplo do corte da locação de máquinas de café e de veículos, redução de todos os contratos entre 20% e 25% e a diminuição do uso de papel, com a implantação do Alego Digital e dos processos eletrônicos.

“Hoje eu digo que não sou um presidente, nós somos 41 presidentes. A administração não é concentrada, ela é sempre construída com todos os deputados e deputadas. Por isso esses resultados positivos. Nós estamos recebendo toda semana, sem exceção, visitas agendadas no Poder Legislativo estadual para conhecer as nossas ações, que têm sido exemplo para o País”, disse Peixoto.

Otávio Lage de Siqueira Filho agradeceu a homenagem recebida, com a lembrança do trabalho que está sendo desenvolvido por cada um. Ele afirmou que a geração de empregos e o desenvolvimento econômico se fazem pelo trabalho. “Cada um de vocês tem sua atuação dentro de sua área, que faz a diferença para o crescimento das nossas cidades e de nosso Estado. E com certeza todos nós aqui procuramos fazer o melhor, dentro da nossa área, da nossa atividade. Então é importante esse reconhecimento.”

O deputado Renato de Castro sublinhou as dificuldades enfrentadas diariamente pelos empresários, que tem preocupações 24 horas por dia, com a manutenção do seu negócio. Por isso é tão importante a homenagem realizada. “Todo dia cedo o empresário amanhece com um leão amarrado para poder enfrentar. Eu, como economista, sei que existe uma corrente na economia, mas o empresário é o que carrega o maior fardo, é o elo mais exigido.”

Empreendedorismo

O ex-deputado e ex-prefeito de Goianésia, Jalles Fontoura, pontuou que nos últimos 100 anos é que o Estado de Goiás começou a se desenvolver economicamente e isso se deve às pessoas que souberam empreender. Fontoura lembrou que sua cidade natal, Goianésia, é fruto do empreendedorismo das pessoas, que transformaram a localidade "de uma corruptela nos grotões de Jaraguá”, na segunda maior cidade do Norte goiano, ficando atrás apenas de Anápolis, com um produto interno bruto (PIB) considerável.

Segundo ele, essa tradição empreendedora também se dá na política da cidade. “Nós vemos aqui os deputados Renato de Castro e José Machado. Goianésia sempre elegeu dois deputados, um de cada lado, mas sempre dois deputados. Então essa homenagem faz jus a algo que é fundamental e vai ser muito mais.”

Na sequência da solenidade, os homenageados da noite foram agraciados com o Certificado do Mérito Legislativo.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.