Ícone alego digital Ícone alego digital

Profissionais do Centro de Referência em Oftalmologia da UFG foram homenageados em sessão solene, nessa 5ª-feira

15 de Dezembro de 2023 às 07:05
Crédito: Will Rosa
Profissionais do Centro de Referência em Oftalmologia da UFG foram homenageados em sessão solene, nessa 5ª-feira
Sessão solene em homenagem ao Centro de Referência em Oftalmologia (Cerof)

Por proposta do deputado Dr. George Morais (PDT), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) homenageou profissionais do Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás (Cerof/UFG), com entrega do Certificado de Mérito Legislativo a 80 pessoas. A sessão solene foi realizada na noite dessa quinta-feira, 14, no Plenário Iris Rezende Machado. 

A homenagem foi um reconhecimento aos relevantes serviços prestados aos milhares de pacientes que todos os anos são atendidos na unidade. Na oportunidade, o oftalmologista Raphael de Tolêdo Remiggi foi agraciado com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira.

Após a execução protocolar do Hino Nacional Brasileiro, George Morais, na presidência dos trabalhos, formou a mesa diretiva com: deputada federal Flávia Morais (PDT); chefe da Advocacia Geral da União em Goiás, Francisco Antônio Nunes; médico Raphael de Tolêdo Remiggi;  diretor do Cerof, Marcos Ávila; vice-reitor da Universidade Federal de Goiás, Jesiel Freitas de Carvalho; superintendente do Hospital das Clínicas, José Garcia Neto; diretor da Faculdade de Medicina da UFG, Waldemar Naves do Amaral; e coordenador do curso de medicina da UFG, Rui Gilberto Ferreira.

George Morais destacou a parceria estabelecida com o Cerof, que tem atendido pacientes em todo o Estado. E relembrou como o trabalho teve início, sendo que, a princípio, a ideia era apenas atender consultas em cidades do interior. “E de repente surgiu a ideia, devido à grande procura, de fazer as cirurgias de catarata.”

Segundo o parlamentar, o projeto cresceu tanto que hoje não se tem notícia de outra iniciativa que tenha realizado tantas cirurgias de catarata no Brasil. E isso justifica a homenagem concedida à equipe que realiza esse grande programa.

O deputado se comprometeu a destinar recursos para incrementar a parceria, para que o trabalho alcance ainda mais pessoas. A meta, segundo ele, é implantar projeto-piloto em uma cidade goiana, que ainda será escolhida, de zona livre de catarata. A ideia é fazer uma busca ativa em cada residência da cidade e realizar cirurgias em todas as pessoas que necessitarem.

Por fim, Morais lembrou que a homenagem feita aos profissionais é mais que justa por tudo que o Cerof tem feito para o povo goiano. “Não existe nesse nosso mundo de Deus, lei maior que a da semeadura. A gente colhe o que a gente planta. E vocês estão plantando amor, carinho, esperança, gratidão. E vocês vão colher muita alegria, muita felicidade na vida de vocês.”

Novo olhar

Em seguida, falou a deputada federal Flávia Morais, que, através do seu mandato, destina recursos para o programa Novo Olhar, realizado em parceria com o Cerof. Ela destinou mais de R$ 12 milhões para realização de cirurgias de catarata, recurso que possibilitou ao Cerof/UFG realizar cerca de 5 mil cirurgias, atendendo pacientes de todas as regiões de Goiás.  

A deputada pontuou que tem um grande orgulho da UFG, assim como do Cerof, que é uma referência não apenas no tratamento, mas também na formação dos médicos, segundo ela, de forma humanizada, o que faz toda diferença no atendimento. Flávia lembrou que, na condição de coordenadora da bancada federal goiana na Câmara dos Deputados, há cinco anos, tem conseguido garantir recursos para as universidades federais goianas.

A legisladora disse, ainda, que seu mandato tem defendido uma educação pública, gratuita e de qualidade. “Para nós, o Cerof e a Universidade Federal representam isso. Para nós, que somos políticos, é muito bom receber as demandas da população e a gente poder fazer a entrega. E o programa Novo Olhar é o modelo que a gente tem para trabalhar o projeto Fila Zero. E temos uma meta muito ousada, para o próximo ano, de zerar as filas de cirurgias de todas as especialidades. E tudo começou com os mutirões de catarata.”  

Em seguida foi apresentado um vídeo institucional que mostra a atuação do Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás. E na sequência da solenidade, o oftalmologista Raphael de Tolêdo Remiggi foi condecorado com a Medalha do Mérito Legislativo.

Em seu pronunciamento, o diretor Marcos Ávila contou que, quando foi procurado pelos dois parlamentares para estabelecer o programa Novo Olhar, o Cerof já tinha experiência em atendimento descentralizado por todo o interior, mas que a partir da parceria, o atendimento pôde ser ampliado em muitas vezes.

Ávila pontuou que, além da catarata, nos atendimentos nas cidades, foram descobertos muitos casos de doenças mais graves, como glaucoma e retinopatia diabética, os quais também foram encaminhados para tratamento. “Não são mutirões de cirurgia catarata, é um programa chamado Novo Olhar. Guardem esse nome, porque ele vai ficar na história da recuperação da cidadania pela recuperação da visão. (...) O Brasil precisa de ações como as que vocês fazem. Nós temos um exemplo e esse exemplo precisa ser seguido.”  

Discursando em nome dos homenageados, o vice-reitor da UFG, Jesiel Freitas de Carvalho, agradeceu a deferência e ressaltou a importância da universidade, não apenas para a formação de profissionais do mais alto nível, mas também para a prestação de serviços para toda a sociedade. “Essa instituição está sempre à disposição da Assembleia Legislativa e do povo goiano para dar respostas e atender as demandas e necessidades do Estado.”

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.