Alego homenageou 8 profissionais com Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico, por proposição de Fred Rodrigues

Em sessão solene na noite dessa segunda-feira, 18, por iniciativa do deputado Fred Rodrigues (DC), advogados, policiais e outros profissionais foram homenageados pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira.
A solenidade, realizada no Plenário Iris Rezende Machado, do Palácio Maguito Vilela, sede do Legislativo goiano, foi presidida pelo propositor da homenagem. Compuseram a mesa dos trabalhos, além do parlamentar: o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção Aparecida de Goiânia, Sebastião Justo Neto; a coordenadora da OAB Goiás, Fernanda Pimenta; o diretor da OAB subseção Aparecida de Goiânia, Wesley Patrício; e o procurador-geral da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, Vitor Hugo dos Santos.
Em seu discurso Fred Rodrigues enfatizou que a escolha dos agraciados para a concessão da comenda é sempre difícil, já que a quantidade é limitada a dez homenageados a cada ano. Ele disse que, por isso, a seleção é sempre muito criteriosa. “Isso é muito ruim. Eu gostaria de homenagear ainda mais pessoas. Então vocês devem carregar (a medalha) e saber que isso talvez os torne mais especiais, porque é uma responsabilidade. Para cada um que chegou até aqui, que está sendo homenageado, outros dois, três, quatro, infelizmente, deixaram de ser.”
Simbolismo
O deputado lembrou que a homenagem é apenas simbólica, o que realmente é importante é que cada um representa, o que ele faz, como ele atua e a diferença que faz para a sociedade. Ele afirmou que a honraria é para reconhecer essas qualidades. “Hoje é uma noite de alegria, de representatividade dos verdadeiros heróis, das verdadeiras pessoas que engrandecem a sociedade goiana, que inspiram outras pessoas.”
Em seguida, Sebastião Justo Neto parabenizou o deputado pela atuação e pediu uma salva de palmas para Fred Rodrigues. O advogado agradeceu a homenagem, que segundo ele é muito honrosa. “Eu tenho certeza que o coração de todos que estão recebendo essa homenagem sai diferente desta Casa. Pelo merecimento, pelo trabalho, pelo olhar de cada um, que faz a diferença, não só em Goiânia e Aparecida, mas em todo o Estado.”
Na sequência, Fred Rodrigues entregou as honrarias aos homenageados da noite. Receberam a Medalha do Mérito Legislativo, os policiais militares do Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva (Giro) Thiago Soares Pacheco Hoffman e Rafael César Souza, a 2º sargento da PM Suyene Pabline Moreira dos Santos, o 3º sargento da PM Alexandre Wallace Oliveira de Paula, a policial civil Carla Rainielly Andrade Benavenuto, o policial penal Fabrício Alves Carrijo, o advogado Sebastião Justo Neto e o caminhoneiro Wilson de Mattos Braga.
Após a entrega das honrarias, o deputado exibiu um vídeo de câmeras de segurança de uma farmácia, que mostra quando o caminhoneiro Wilson de Mattos Braga, de 81 anos, reagiu a um assalto no estabelecimento. Ele conseguiu imobilizar o suspeito, até a chegada da Polícia Militar, que efetuou a prisão.
Em seguida, alguns homenageados foram chamados a fazer uso da palavra e os discursos foram de agradecimento pela homenagem.
Cassação
Para encerrar os pronunciamentos, o procurador Victor Hugo dos Santos fez uso da palavra. E pontuou que sairia do tema da homenagem para abordar a cassação do mandato de Fred Rodrigues. Segundo ele, a sessão solene deve ser a última realizada pelo deputado, vez que o Judiciário retirou de Fred o diploma de deputado estadual, o que silencia mais de 42 mil vozes que concederam a ele o mandato.
O procurador sublinhou que a grandiosidade de Fred Rodrigues hoje extrapola o que se pode fazer no próprio Legislativo. “A Casa é grandiosa, a instituição é muito grande, o Legislativo goiano tem história, mas você não precisa de um mandato para poder se destacar”, afirmou. Segundo Vitor Hugo Santos, Fred homenageou pessoas comuns em vez de políticos com os quais poderia fazer conchavos, em seu último ato como parlamentar, o que mostra o caráter do deputado.
O orador disse que tem certeza que o deputado poderá voltar ao poder em uma outra oportunidade, porque a decisão da cassação só o fortalece. “Nós estaremos juntos encampando todas as lutas que você quiser travar. E você não será calado, essa guerra, essa luta só começou.”
Antes de encerrar a sessão, Fred Rodrigues afirmou que não abordaria a questão da cassação, porque a solenidade pertencia aos homeageados e que vai se pronunciar a respeito na sessão ordinária desta terça-feira, 19.