Ícone alego digital Ícone alego digital

Bia de Lima quer inclusão de pessoas com deficiência visual por meio de treinamento

09 de Janeiro de 2024 às 08:31

Projeto de lei apresentado pela deputada Bia de Lima (PT) prevê a implementação do Programa de Treinamento em Habilidades de Vida Diária para Pessoas com Deficiência Visual em Goiás. O objetivo é melhorar a participação dos deficientes visuais na sociedade, através da promoção da inclusão e da autonomia.

A proposta visa, entre outros temas, oferecer treinamento e orientação em habilidades de vida diária, incluindo habilidades de mobilidade, cuidados pessoais, uso de tecnologias assistivas e comunicação não visual, promover a independência e a inclusão social das pessoas com deficiência visual e facilitar o acesso dessas pessoas à educação, ao mercado de trabalho e aos serviços públicos.

Segundo a matéria, o Poder Executivo vai ficar responsável pela promoção de campanhas de conscientização sobre a importância do programa, no sentido de incentivar a participação das pessoas com deficiência visual e suas famílias. Caberá ao Governo do Estado também a coordenação e execução do programa, que poderão ser feitas em parceria com organizações da sociedade civil que atuem na promoção dos direitos das pessoas com deficiência visual.

A parlamentar alega, na justificativa da proposta, que a falta de habilidades de vida diária pode ser um obstáculo significativo para a participação plena das pessoas com deficiência visual na sociedade. E o programa vem, justamente, no sentido de suprir essa necessidade, oferecendo treinamento e orientação em habilidades que são essenciais para a independência, o acesso à educação, ao mercado de trabalho e aos serviços públicos. “Além disso, busca facilitar a inclusão social e melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência visual”, diz o documento.

O projeto foi lido em Plenário e agora segue tramitação na Casa. Para se tornar lei, precisa ser aprovado em duas votações na Assembleia Legislativa e, ainda, ser sancionado pelo Executivo.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.