Instituição do Dia do Associativismo, em Goiás, é publicada no Diário Oficial
Foi sancionada e está no Diário Oficial de Goiás a Lei Estadual nº 22.522, originalmente projeto de lei nº 1815/23, de autoria do deputado Karlos Cabral (PSB), que institui o Dia do Associativismo no Estado de Goiás.
O associativismo é a reunião de organizações ou grupos de pessoas conectadas por aspectos socioeconômicos, constituído pela união de forças e compartilhamento de experiências, em busca de soluções para os problemas daquele grupo. O maior desafio é o de superar dificuldades nos mais variados âmbitos - sociais, culturais, políticos, econômicos, científicos, entre outros.
A lei determina a data do dia 29 de outubro, porque representa o marco legal de aprovação de normativa no Estado de Goiás, legislação que dispunha sobre regras protetivas aos consumidores filiados às Associações de Socorro Mútuo. Goiás foi o Estado precursor dessa legislação no País.
A matéria é uma forma de incentivar e fortalecer esse modelo de organização social, que contribui para o desenvolvimento da sociedade, movimenta a economia local e gera emprego, renda e soluções inovadoras para problemas enfrentados no mercado, resultando na oferta de novos produtos e serviços de consumo.