Exposição da artista Soni-Pin abre calendário de atividades culturais da Alego
A Seção de Atividades Culturais do Palácio Maguito Vilela, sede da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), dará início ao calendário cultural da Casa a partir do dia 2 de fevereiro, com o lançamento da exposição “Percursos Notáveis de Soni-Pin”, da artista goiana Soni-Pin.
Natural de Itumbiara, região Sul de Goiás, a artista iniciou a carreira na década de 1980, desenvolvendo pesquisas com materiais e técnicas diversas. Os primeiros trabalhos foram feitos em tinta a óleo e acrílica, com destaques para as cores vivas.
Em 2007, intensificou as experiências com matérias diversos, como giz pastel seco e oleoso, com exaltação ao preto, branco e tons pastel. Soni-Pin revelou-se por meio de uma linguagem figurativa e expressiva, com percepções viscerais que aprofundam a indignação perante a realidade, reiterando a figura feminina como representação do sagrado e as incoerências de uma sociedade que subjuga o ser, que é o berço da humanidade.
A exposição apresenta 24 pinturas que, na interface entre o mundo material e espiritual, propõem reflexões por meio de intrigantes e enigmáticas composições, cuja fonte inspiradora é o próprio inconsciente da artista, ao longo das quatro décadas de carreira artística.
A mostra tem curadoria da também artista plástica Vânia Ferro e recebe o apoio do Fundo de Arte e Cultura (FAC) de Goiás, programa de incentivo da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A abetura será na quinta-feira, 2, a partir das 17 horas e se estende até as 19 horas da noite. A visitação seguirá até o dia 2 de março, das 7 horas da manhã as 19 horas da noite.