Forte nas redes, Alego somou 65 mil seguidores ao final de 2023
O acesso à internet é realidade para 84% dos brasileiros com 10 ou mais anos de idade, indica pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. E, nesse universo digital, as redes sociais são preferência nacional. Conforme levantamento da Comscore (empresa dos Estados Unidos de análise da internet que fornece informações a grandes empresas, agências de publicidade e de mídia em todo o mundo), o Brasil é o terceiro país em que mais se usa essas plataformas.
Alinhada com as tendências e em busca de marcar presença onde o povo estiver, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) mantém atualizados diariamente seus perfis no Facebook, Instagram e X (antigo Twitter). O esforço é empreendido pela seção de Publicidade, Imagem e Identidade Corporativa (SPI), parte da Diretoria de Informação e Marketing.
Em 2023, foram produzidos 5.408 posts para as contas da Casa de Leis nas redes sociais. Ao final do ano, o Parlamento goiano somou 46.212 seguidores no Instagram, 8.720 no Facebook e, no X, 10.874. No total, foram 65.806.
Na avaliação do diretor da SPI, Vinícius Vilela, o primeiro ano da 20ª Legislatura foi produtivo e rendeu bons resultados para as redes oficiais. “A troca do quadro de parlamentares e as campanhas institucionais desenvolvidas no decorrer dos meses foram fatores que colaboraram especialmente para os ganhos que pudemos conquistar”, pondera.
As redes da Alego oferecem, regularmente, um raio-x com conteúdos atualizados sobre o Legislativo goiano. O usuário pode encontrar informações de credibilidade sobre a política, a Casa e Goiás.
No Instagram, entre feed, stories e reels, foram produzidos 3.459 posts. O campeão de alcance foi um reels sobre a aprovação do projeto Família Acolhedora. A página registrou 100 mil acessos, 7.990.751 impressões (quantas vezes um post foi visto, mesmo quando um único usuário entrou em contato com ele mais de uma vez) e alcançou 401.517 contas. Do total de seguidores, a maioria, 41,7%, é de Goiânia, tem entre 25 e 44 anos (63,6%) e é mulher (52,2%).
Já no Facebook, rede em que são feitas postagens no feed e stories, a quantidade de publicações foi de 1.650. Por fim, o perfil do X foi responsável por 299 conteúdos do conjunto total das redes da Alego.