Unidade de bombeiros da Alego realiza treinamento de resgate aéreo. Brigada garante segurança para frequentadores da Casa
A Assistência de Bombeiros Militar (ASBM) da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou, na manhã desta sexta-feira, 26, treinamento especial de salvamento de vítima por resgate aéreo e rapel. O treinamento ocorreu no heliponto e no telhado do Palácio Maguito Vilela.
A ASBM é uma unidade do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás dentro da Assembleia e que presta serviços exclusivos para Poder Legislativo. Rogério Matos é capitão do CBM e integra o time da ASBM. Ele explica que a unidade é composta por dez militares, que estão à disposição da Alego durante 24 horas, todos os dias do ano. Entre os serviços realizados, ele destaca a brigada de incêndios, a segurança e controle de pânico e assessoria parlamentar.
“O Corpo de Bombeiros Militar criou, junto ao Poder Legislativo, essa unidade de assistência responsável pelo atendimento de todos os visitantes, parlamentares e servidores, de modo a garantir a segurança de todos que frequentam esta Casa de Leis. Nossa função é garantir a segurança e realizar a prevenção de incêndios e pânicos, com a fiscalização de extintores, vedação de portas e o funcionamento do hidrantes e mangueira. Então, garantimos, também, a preservação do patrimônio e boa aplicação dos recursos públicos em prol da sociedade”, informa Matos.
Janaína Bianchi é policial legislativo na Casa e participou do treinamento simulando a vítima. Ela ressaltou a capacidade técnica dos servidores da Casa, principalmente os bombeiros que atuam em situações de emergência e pontuou que, embora se tratasse de uma simulação, ela se sentiu plenamente assistida. “O atendimento foi rápido e eficaz. Esse treinamento é muito importante para termos a certeza de que, se ocorrer um acidente nas dependências, estaremos prontos para atender”, finalizou.