Virmondes Cruvinel prevê implantação de bibliotecas financeiras nas escolas
O deputado Virmondes Cruvinel (UB) apresentou o projeto de lei de n° 3002/24, com o qual propõe a implantação de bibliotecas financeiras em escolas de ensino médio e fundamental, das redes pública e privada no Estado.
Cruvinel destaca a importância da educação financeira, que leva ao conjunto de competências e conhecimento, o qual permite que o aluno possa gerir recursos financeiros e tomar decisões financeiras informadas.
Cada biblioteca deverá fornecer aos estudantes opções de livros, revistas e materiais impressos sobre finanças, além de softwares educativos, aplicativos e plataformas digitais para simulações financeiras.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) será responsável por desenvolver e distribuir material didático, promover programas de formação especializadas a professores, criar e manter plataformas para docentes. O projeto prevê integração de eventos como feira de economia, concursos de planos de negócios e simulações de mercado, estabelecendo parcerias do poder púbico estadual com instituições financeiras, universidades e ONGs.
A proposta tem por finalidade levar, além das salas de aula, a educação financeira no dia a dia do aluno, estabelecedo não apenas o ensino teórico de finanças, mas também a implementação de atividades práticas, como feiras de empreendedorismo e projetos de economia colaborativa nas escolas goianas.
A execução de atividades na prática, em projetos financeiros escolares, permite aos estudantes aplicarem os conhecimentos financeiros em um contexto real e tangível. O deputado ressalta, no projeto, que a aplicação da educação financeira é fundamental, abrangente e adaptada à realidade dos jovens.
O projeto foi encaminhado para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação e distribuído ao relator, deputado Issy Quinan (MDB).