Ícone alego digital Ícone alego digital

Festa de Folia de Reis de Nova Fátima pode se tornar Patrimônio Cultural Imaterial Goiano

29 de Fevereiro de 2024 às 08:41

O deputado Virmondes Cruvinel (UB) pretende, por meio do projeto de lei nº 3428/24, o reconhecimento, como Patrimônio Cultural Imaterial Goiano e a inclusão no Calendário Cívico Cultural do Estado de Goiás, da Festa de Folia de Reis do Distrito de Nova Fátima, realizada anualmente, na segunda semana de janeiro.

Em sua justificativa, o parlamentar aponta que o distrito de Nova Fátima, em Hidrolândia, é conhecido nacionalmente pela jabuticaba, mas é bastante lembrado por realizar todos os anos a tradicional Folia de Reis. Centenas de pessoas lotam o distrito para as comemorações que relembram a importância dos Reis Magos, conduzidos por uma estrela, até o nascimento do menino Jesus, explica o deputado.

No texto da matéria, o parlamentar ainda destaca que para os foliões, a festa é uma forma de demonstrar a devoção e a religiosidade, mas é também dia de alegria e confraternização. Para a igreja católica é uma cerimônia destinada a festejar os Santos Reis e o menino Jesus. “O evento faz parte do nosso folclore e a Prefeitura de Hidrolândia, a fim de valorizar nossa cultura e tradições oferece total apoio para a realização dessa manifestação popular”, esclarece.

A propositura será encaminhada para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) para ser apreciada pelo colegiado.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.