Ícone alego digital Ícone alego digital

Preservar obras culturais goianas em arquivo digital é sugestão de Virmondes Cruvinel

05 de Abril de 2024 às 14:50

A cultura, reflexo da história, hábitos e valores, é um patrimônio imaterial de inestimável valor. Nesse sentido, a preservação da memória cultural é indispensável para a manutenção da identidade de um povo. Para registrar, conservar e difundir o acervo de obras culturais produzidas por artistas que marcaram a cultura goiana, o deputado Virmondes Cruvinel (UB) propõe instituir o arquivo Memórias da Cultura de Goiás. O projeto tramita, na Casa, com o  nº 3705/24 e está na Comissão de Tributação, Justiça e Redação (CCJ), sendo relatado pelo deputado José Machado ( PSDB). 

O texto entende por obras culturais as manifestações artísticas e literárias, incluindo música, dança, teatro, cinema, artes visuais, literatura, poesia, artesanato e demais expressões populares e eruditas. Artistas são considerados indivíduos ou coletivos que produziram obras de reconhecido valor para o Estado.

Conforme a proposta, a gestão do arquivo seria de responsabilidade da Secretaria de Estado de Cultura. A pasta deve coletar, catalogar, restaurar, conservar e digitalizar as obras que compõem o acervo. Além disso, terá que promover pesquisas, desenvolver programas educacionais e estabelecer parcerias para difundir o Memórias da Cultura de Goiás.

Cruvinel defende que Goiás possui uma rica tradição em artes visuais, teatro, cinema e dança, que merecem reconhecimento e preservação. “Em um mundo cada vez mais globalizado, onde culturas locais correm o risco de serem sobrepostas por influências externas massificadas, a criação de um arquivo dedicado à cultura goiana representa um ato de resistência”, explica o legislador, na justificativa.

A ideia é que o acervo digital seja de livre acesso ao público, respeitadas as limitações legais relativas a direitos autorais. Os recursos financeiros necessários serão provenientes de dotações orçamentárias específicas, doações, patrocínios, parcerias público-privadas, e receitas de atividades promovidas pelo arquivo.

“Além de preservar o passado, o arquivo servirá como um catalisador para a cultura contemporânea, inspirando novos artistas e criadores. É um projeto que alinha preservação cultural com desenvolvimento educacional, turístico e econômico, demonstrando a importância da cultura como um recurso sustentável e renovável”, argumenta o parlamentar.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.