Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto de Paulo Cezar Martins propõe cartão de vacinação em braille para deficientes

15 de Abril de 2024 às 08:30

O deputado Paulo Cezar Martins (PL) apresentou na Assembleia Legislativa de Goiás projeto  nº 4591/24 , que garante às pessoas com deficiência visual o direito de obter a carteira de vacinação confeccionada em sistema braille ou em outro formato acessível. Com a legislação, fica facultada à pessoa com deficiência visual a substituição ou atualização de carteiras de vacinação já emitidas.

O projeto, na prática, dá eficácia à previsão constitucional que estabelece a participação dos estados e municípios na integração social das pessoas com deficiência.

"Com o cartão de vacinação convencional, as pessoas com deficiência visual não têm acesso à leitura, precisando do auxílio de outra pessoa para saber das informações contidas no cartão, a exemplo da data da próxima vacinação. Logo, com o cartão de vacinação em braile, elas passarão a ter acesso às informações, garantindo maior autonomia”, justifica o autor.

Na avaliação de Paulo Cezar Martins, o ato de incluir e integrar é uma das formas de promover um mundo mais justo, com a ampliação dos direitos das pessoas que não têm qualquer tipo de limitação, mas apenas uma diferença. “É preciso um novo olhar, que garanta a promoção de formas não apenas de respeito, mas integração e acolhimento da pessoa com deficiência". 

Agora, a proposta segue para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa de Goiás, para distribuição ao relator.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.