Ícone alego digital Ícone alego digital

Sede do Legislativo realiza evento de conscientização da Campanha Março Roxo

25 de Março de 2024 às 17:40

O mês de março é marcado pela Campanha Março Roxo, voltada à conscientização e mobilização sobre a epilepsia. Em alusão ao Purple Day (Dia Mundial de Conscientização sobre a Epilepsia), o Parlamento goiano promove, nesta terça-feira, 26, às 12 horas, a soltura de balões roxos, no saguão principal da Casa de Leis, com o objetivo de colocar em evidência a importância da ação.

O evento é de iniciativa do deputado Jamil Calife (PP), que é também médico psiquiatra, vice-presidente da Comissão de Saúde da Alego, vice-presidente de Assuntos Sociais da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) e membro da Frente Parlamentar Interestadual em Defesa dos Direitos das Pessoas com Epilepsia.

Intitulada “Março Roxo - Epilepsia, para ajudar é preciso conhecer”, a campanha deste ano destaca a importância de compartilhar e discutir, de forma ampla, a respeito da temática, com o objetivo de promover a compreensão, desfazer estigmas e criar um ambiente mais inclusivo. Doença neurológica caracterizada por descargas elétricas anormais no cérebro, que podem resultar em convulsões e outros sintomas variados, a epilepsia pode afetar a qualidade de vida e a integração social dos indivíduos acometidos. 

Por esse motivo, Calife destaca ser fundamental a compreensão da sociedade acerca da patologia, suas causas, sintomas e tratamentos. “A informação é uma ferramenta poderosa para combater o estigma e garantir o apoio adequado às pessoas que vivem com essa condição”. Além da ação desenvolvida na Alego, o parlamentar e a Unale promovem, ao longo do mês, uma série de ações. Dentre elas, a recomendação para que prédios públicos sejam iluminados com a cor roxa, simbolizando solidariedade e apoio à causa.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.