Profissionais da saúde recebem Título de Cidadania Goiana

02 de Abril de 2024 às 18:45

Por iniciativa do deputado Clécio Alves (Republicanos), a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás realiza sessões solenes para entrega do Título de Cidadania Goiana para personalidades ligadas à saúde. As honrarias serão concedidas, respectivamente, ao secretário municipal de Saúde, Wilson Pollara, nesta quarta-feira, 3, às 9 horas, e para o odontólogo Rildo Lasmar e a empresária Bel Lasmar, nesta quinta-feira, 4, às 19 horas. Os eventos, a serem realizados no Plenário Iris Rezende, marcam também a comemoração da Semana da Saúde no Brasil e os 21 anos do Instituto Rildo Lasmar.

Na sessão de amanhã, a solenidade será dedicada à Semana da Saúde no Brasil. Na ocasião, ocorrerá a concessão da cidadania goiana ao titular da Saúde de Goiânia. Médico pós-graduado em cirurgia geral, o paulista Wilson Modesto Pollara comanda a pasta desde outubro de 2023. Anteriormente, ele exerceu cargos ligados à administração hospitalar, convênios e área da saúde em geral.

Pollara é membro do Conselho Gestor dos Hospitais Camilianos de São Paulo e já foi coordenador-geral de cirurgia no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, além de diretor-executivo do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Além disso, ocupou a função de secretário de Saúde de São Paulo, durante a gestão do então governador João Dória.

“Sua dedicação, competência e comprometimento com a saúde e o bem-estar da população demonstram que sua presença é uma honra para nosso Estado”, declara o parlamentar propositor, na justificativa.

Saúde bucal

Na quinta-feira, 4, a sessão solene será em tributo ao Instituto Lasmar. Na ocasião, receberão o Título de Cidadania Goiana o odontólogo Rildo Lasmar e sua esposa Maria Umbelina Lasmar.

Dentista, nascido em Bambuí, estado de Minas Gerais, Rildo Lasmar é casado com Maria Umbelina de Freitas Lasmar. Formado pela Universidade de Uberaba e fundador do Instituto Lasmar, mudou-se para Goiás logo após se formar em 1997, e, desde então, tem se destacado e dedicado trabalho em prol da saúde bucal e bem-estar da população do Estado de Goiás.

“Rildo Lasmar é altamente qualificado e comprometido, atua de forma exemplar e incansável e tem desempenhado um papel fundamental na prevenção e tratamento de doenças dentárias, criando novos sorrisos, aumentando a autoestima da população e impactando positivamente a vida dos goianos", resume Clécio Alves.

A fisioterapeuta e empresária Maria Umbellna de Freitas Lasmar, a Bel Lasmar, nasceu em Patos de Minas, Minas Gerais. Formada pela Universidade do Triângulo Mineiro em fisioterapia, atualmente é diretora-executiva da Bel Laser Brasil. Quando se mudou para o Estado de Goiás, trabalhou na área de neurologia do Crer e no Hospital de Queimaduras. Toda experiência adquirida fez dela membro da primeira turma de pós-graduação em dermato-funcional no Estado.

Agência Assembleia de Notícias