Comissão de Minas e Energia realiza, nesta 3ª-feira, audiência pública para discutir plano de ação da Equatorial para Goiás
A Comissão de Minas e Energia do Parlamento goiano se reunirá nesta terça-feira, 2, para a segunda audiência pública com representantes da empresa Equatorial Energia, concessionária fornecedora de energia elétrica em Goiás. O encontro ocorrerá após solicitação do deputado Gugu Nader (Agir) ao colegiado por denúncias da população em face de constantes interrupções no serviço e demora para restabelecer o fornecimento.
Presidida pelo deputado Lineu Olimpio (MDB), a comissão realizou, em outubro de 2023, o primeiro encontro com a diretoria da empresa. Na ocasião, as denúncias foram apresentadas e a diretoria deu explanações aos parlamentares. A Casa considerou, entretanto, os argumentos pouco válidos e solicitou outro encontro no prazo de 90 dias, para que a Equatorial apresente um plano de ações concretas para o ano de 2024. Após vários adiamentos, a audiência foi remarcada para o começo de abril.
No encontro de outubro, Gugu Nader ressaltou seu descontentamento com o serviço ofertado e pontuou os prejuízos que a queda de energia ocasiona à economia estadual, citando a perda na produção de laticínios, após os equipamentos de conservação do leite ficarem inoperantes. Gugu observou ainda que, se a situação se perpetuasse, ele protocolaria a abertura de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para averiguar o contrato firmado entre a empresa e o Estado de Goiás, e verificar se a prestação de serviço está de acordo com as diretrizes contratuais.
Até o momento, estão confirmados na audiência os deputados Gugu Nader e Lineu Olimpio; o presidente da Equatorial Energia, Lener Jayme; e os diretores de regulação e jurídico da empresa, Cristiano Logrado e José Silva Sobral Neto, respectivamente. O encontro ocorrerá às 9 horas desta terça-feira, no auditório da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), no segundo andar do bloco C, no Palácio Maguito Vilela, sede da Alego.