Alego debate concessão de títulos de cidadania propostos por Karlos Cabral
Está em tramitação na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) dois projetos de lei de autoria do deputado Karlos Cabral (PSB), os quais propõem a concessão de títulos de cidadania a personalidades de destaque por suas relevantes contribuições à sociedade goiana e brasileira.
O primeiro projeto de lei, protocolado na Casa sob o º 6629/24, propõe a honraria ao padre Enoques Martins da Rocha. Natural de Gurinhatã (MG), nascido em 25 de junho de 1958, Enoques está radicado em Goiás há vários anos. Ele tem currículo que inclui formações em Filosofia e Teologia, além de diversos cursos de extensão e capacitação. Ordenado padre na Paróquia Nossa Senhora das Dores em 1986, dedicou grande parte de sua vida ao trabalho vocacional, à educação e ao serviço pastoral, assumindo posições de liderança e influência na Pastoral da Juventude e na comunidade eclesiástica.
A proposta reconhece as contribuições do religioso à sociedade goiana, especialmente no que tange ao seu papel de educador e líder comunitário. Karlos Cabral destaca que a honraria é um reconhecimento dos princípios éticos, morais e de merecimento que padre Enoques demonstrou ao longo de sua trajetória.
Atuação política
Já o segundo projeto de lei, protocolado sob o nº 6630/24, visa conceder o Título de Cidadania Goiana ao pernambucano Carlos Siqueira, presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e do conselho curador da Fundação João Mangabeira. Advogado e defensor dos direitos humanos, Siqueira tem uma história de militância e contribuição política e social. Desde cedo envolvido na política, sua atuação abrangeu a liderança estudantil e outras posições significativas no âmbito jurídico e político nacional, incluindo a coordenação de campanhas presidenciais e atuação destacada no governo e na advocacia.
A justificativa para a concessão do título a Carlos Siqueira ressalta, segundo o deputado, sua dedicação aos direitos humanos, à educação política e à promoção da cidadania. “Seu papel como líder e sua atuação em diversas frentes políticas e sociais destacam sua contribuição à sociedade brasileira e, por extensão, ao Estado de Goiás”, aponta Karlos Cabral.
Ambas as propostas estão em tramitação na Alego, aguardando avaliação e votação pelos deputados.