Ícone alego digital Ícone alego digital

Jornalista homenageada correlaciona funções sociais do jornalismo e do Legislativo

05 de Abril de 2024 às 09:57

“Sem imprensa livre não existe democracia”, pontuou a jornalista Bárbara Caroline Brit de Souza, do Departamento de Trânsito de Goiás (Detran-GO), no início da sua fala na sessão solene em homenagem aos jornalistas, que ocorre na manhã desta sexta-feira, 5, no Plenário Iris Rezende Machado, da Casa de Leis. Cinquenta e seis profissionais da imprensa estão sendo homenageados. O Dia do Jornalista é celebrado no próximo domingo, 7. 

Bárbara correlacionou o jornalismo ao legislativo afirmando que ambos compartilham algumas funções, como a fiscalização dos recursos públicos, a defesa dos direitos do cidadão e a construção de um Estado melhor para todos.   

A jornalista ressaltou ser hoje um dia de festa, mas também de lembrança do esforço requerido pela profissão. Associa-se o jornalismo a algo glamoroso, afirmou, mas o jornalista enfrenta “sol, chuva, intempéries e a hostilidade de entrevistado que não quer ser confrontado com a verdade”.

Ela também pontuou que, após um pouco mais de dois séculos de imprensa no Brasil, ainda é um desafio fazer jornalismo no país. A violência contra os profissionais persiste, embora tenha caído no ano passado – 181 casos ante 376 registrados em 2022.

Entre os casos de 2023, ela ressaltou o do radialista Valério Luiz, um “caso emblemático que ainda clama por justiça”.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.