Jornalistas foram homenageados por iniciativa de Charles Bento, em sessão solene na manhã desta 6ª-feira, 5
Na manhã desta sexta-feira, 5, o deputado Charles Bento (MDB) promoveu sessão solene comemorativa ao Dia do Jornalista, comemorado no próximo dia 7 de abril, com entrega do Certificado do Mérito Legislativo a dezenas de integrantes da categoria. O evento teve lugar no Plenário Iris Rezende Machado da Casa de Leis.
A jornalista Bárbara Caroline Brit de Souza, do Departamento de Trânsito de Goiás (Detran-GO), fez uso da fala e correlacionou o jornalismo ao Legislativo, afirmando que ambos compartilham algumas funções, como a fiscalização dos recursos públicos, a defesa dos direitos do cidadão e a construção de um Estado melhor para todos.
A jornalista ressaltou ser hoje um dia de festa, mas também de lembrança do esforço requerido pela profissão. "Associa-se o jornalismo a algo glamoroso, mas o jornalista enfrenta sol, chuva, intempéries e a hostilidade do entrevistado que não quer ser confrontado com a verdade.”
Ela pontuou que, após um pouco mais de dois séculos de imprensa no Brasil, ainda é um desafio fazer jornalismo no país. A violência contra os profissionais persiste, embora tenha caído no ano passado – 181 casos ante 376 registrados em 2022.Entre os casos de 2023, ela ressaltou o do radialista Valério Luiz, um “caso emblemático que ainda clama por justiça”.
Classe importante
O diretor regional do Serviço Social do Comércio e Serviço Nacional da Indústria (Sesc/Senai), Paulo Vargas, elogiou o primeiro vice-presidente da Alego, deputado Charles Bento (MDB), pela sensibilidade de propor a sessão e homenagear essa classe tão importante para a sociedade.
“Não basta fazer, realizar, é preciso levar o conhecimento do meio empresarial, da sociedade de modo geral, do sem-número de serviços prestados pelo Sesc-Senai à população do nosso Estado”, ressaltou Vargas.
Ao encerrar sua fala, o gestor exortou os jornalistas a seguir cumprindo a "honrosa missão que Deus atribuiu a eles".
Também homengeada, a apresentadora de televisão Mariana Martins discorreu sobre os inúmeros desafios enfrentados pelos jornalistas diariamente, enfatizando a necessidade "de contar a mesma história de maneiras diversas como um grande desafio da profissão".
Mariana mencionou a dificuldade de escolher as palavras mais adequadas, sendo criativo e inovador em um espaço limitado. Ela ressaltou que a comunicação vai além do que é dito, importando-se com o entendimento do público.
A profissional reconheceu que, em certos momentos da carreira, é necessário controlar as emoções, ao relatar histórias impactantes, e enfatizou a importância de se ter um propósito na profissão, fator que está ligado à identidade do jornalista.
Por fim, Mariana refletiu que o jornalismo molda o comportamento e oferece experiências únicas diariamente, sem um roteiro predefinido, capacitando os profissionais para a vida.