Campanha Abril Laranja
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), por iniciativa do presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), e do deputado Virmondes Cruvinel (UB), promoveu na manhã desta terça-feira, 9, a abertura da campanha Abril Laranja, mês de prevenção contra a crueldade animal. Os servidores da Casa puderam trazer o seu pet para e tomar a vacina antirrábica, que será aplicada durante todo o dia.
A campanha traz luz ao debate sobre prevenção à crueldade animal por meio da educação e conscientização pública. O movimento nasceu nos Estados Unidos, em 2006, para alertar a sociedade sobre as necessidades básicas dos mascotes, como alimentação adequada, abrigo, cuidados veterinários e exercício físico, além de promover a empatia e compaixão pelos animais, combatendo assim maus-tratos e crueldade.
Programação
Ao abraçar essa causa durante este mês, a Alego terá uma programação especial. Do dia 9 a 29 de abril, servidores e visitantes poderão prestigiar a exposição fotográfica “Vidas resgatadas: segundas chances”. Além disso, foi montado um ponto de arrecadação de ração no saguão do Palácio Maguito Vilela, para ajudar organizações não governamentais que cuidam de cachorros resgatados de maus-tratos. No dia 29 finalizando a programação haverá um evento de adoção, sendo disponibilizado um mural com fotos dos pets que estão em busca de um lar, todos resgatados pela Diretoria de Vigilância em Zoonoses de Goiânia.
Ainda no mesmo dia, haverá palestras, previstas para iniciar às 9 horas, com convidadas, como a delegada de polícia que atua como chefe do grupo de proteção animal da 1ª DRP/PCGO, Simelli Lemes. Ela falará sobre o tema "A Polícia Civil de Goiás e sua atuação no combate ao crime de maus-tratos animais". A médica veterinária e perita criminal da Polícia Científica, Bruna Elisa Patini, dará dicas de como evitar maus-tratos, garantindo o bem-estar animal. E Rafaela Ferreira de Macedo, também veterinária e fiscal estadual agropecuária, discorrerá sobre sua profissão e atividades exercidas.
Causa animal
Na cerimônia de abertura, Bruno Peixoto ressaltou a importância de abraçar a causa animal, de forma a pensar na saúde, bem-estar e segurança dos pets. “Todo animal tem direito à vida, eles são seres vivos e merecem todo o nosso amor e principalmente respeito. Além de ser um crime, é inadmissível ver um animal sendo maltratado, abandonado, enfim, sofrendo com ações maldosas”, disse.
Não é de hoje que o presidente tem se engajado nessa causa. Além de ter uma pet em casa, a qual ele sempre se refere como uma grande companheira, no ano de 2023 ele adotou um cachorro de rua, que antes da construção da nova sede da Alego, já morava no local. O presidente então lhe deu o nome de "João Peixotinho", fazendo dele o mascote da Casa de Leis.