Ícone alego digital Ícone alego digital

Inclusão da Semana do Cerrado na rede de ensino é aprovada pelo Plenário

09 de Abril de 2024 às 15:40

Durante a Ordem do Dia desta terça-feira, 9, o Plenário aprovou, em segunda e definitiva votação, o projeto de lei nº 1634/23, de autoria da deputada Bia de Lima (PT). A matéria dispõe sobre a inclusão da Semana do Cerrado no calendário escolar da rede de ensino no Estado de Goiás. 

De acordo com Bia de Lima, a proposta irá contribuir na formação educacional dos jovens para a consciência socioambiental, em prol da conservação do bioma. “A educação tem papel crucial na determinação ética e moral diante da tomada de decisões dos cidadãos, sendo determinante para que todos sejam responsáveis pela valorização e conservação do bioma, estimulando o seu desenvolvimento sustentável”, frisa a legisladora em sua justificativa. 

“Nesse sentido, a rede escolar deve organizar o compartilhamento desse conhecimento à comunidade colegial, espelhando na sociedade o sentimento de pertencimento e interação com o meio ambiente”, salienta Bia de Lima. 

Conhecido como a savana brasileira, o texto destaca que o Cerrado é considerado o segundo maior bioma da América do Sul e do Brasil, abrangendo cerca de 22% do território nacional. Com diferentes biodiversidades, o Cerrado alimenta três das maiores bacias hidrográficas do continente sul-americano e contribui com 43% da água de superfície do Brasil fora da Amazônia. 

A Semana do Cerrado propõe a mobilização de todas as escolas de Goiás para a difusão das diretrizes e objetivos da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), a fim de promover a conscientização e formação de jovens proativos pela preservação do Cerrado, de forma participativa e interdisciplinar, dentro do ambiente educacional. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.