Presidente da Casa de Leis, deputado Bruno Peixoto, presta homenagem à Justiça Eleitoral em sessão solene na terça-feira, 9
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) reconheceu, na noite de terça-feira, 9, a importância do braço do Poder Judiciário goiano, fundamental na manutenção e garantia da democracia. Na sessão solene, proposta pelo presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), 23 membros da Justiça Eleitoral receberam do Parlamento a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira.
Na condução dos trabalhos, Bruno Peixot teve ao seu lado na mesa diretiva: o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador Itaney Francisco Campos e a esposa Leila Regina da Costa; a vice-presidente corregedora do TRE-GO, desembargadora Amélia Martins de Araújo; os também desembargadores Luiz Cláudio Veiga Braga e Ivo Fávaro, eleitos para os cargos de presidente e vice-presidente corregedor do TRE-GO, respectivamente, no biênio 2024/2026; o procurador regional eleitoral, Marcelo Wolf; a secretária-geral da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Goiás (OAB-GO), Talita Hayasaki; o diretor de cultura da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e conselheiro da OAB-GO, Juliano Santana; e o presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Henrique Alves (MDB).
Ao saudar os presentes, Bruno Peixoto afirmou que a homenagem se justifica porque são pessoas merecedoras, na medida em que dedicam a vida a servir à sociedade. Segundo o presidente, o trabalho dos servidores da Justiça Eleitoral para garantir a realização das eleições é feito diariamente e durante todo o ano. “Por isso essa Casa de Leis aprovou, por unanimidade, a homenagem aos 23 nomes representando todo o Tribunal Regional Eleitoral. Então, parabéns a cada um de vocês.”
Peixoto afirmou que gostaria de oferecer a comenda a todos os servidores do TRE-GO, mas como não é possível, ressaltou que os homenageados são os representantes genuínos de todos os colegas de Justiça Eleitoral. Em seguida, ele concedeu a palavra ao próximo presidente do TRE-GO, Luiz Cláudio Veiga Braga.
Deferência
Da tribuna, o desembargador afirmou que não preenche os requisitos para ocupar o "ponto de maior destaque" do Plenário do Legislativo goiano. Ele revelou que já foi agraciado com a Medalha Pedro Ludovico Teixeira, em tempos passados, mas que, atendendo a um gesto de deferência do presidente Bruno Peixoto, aceitou o convite para participar da solenidade.
Veiga Braga disse que a única razão que encontra para estar na Casa é a representatividade do poder. “Se aqui é a Casa do Povo e, sendo eu o povo, tenho direito a ela. Porque a mim me parece razoável, como disse o poeta baiano, se a praça é do povo e o céu é do condor, a casa é minha e o céu é do condor."
Ao se referir aos homenageados da noite, o desembargador afirmou que o TRE de Goiás tem o melhor e mais qualificado quadro de servidores do setor público. “E, se aqui é Casa de Leis, Vossa Excelência faz mais, faz justiça. A homenagem é devida e a ela eu me envergo em reverência.”
O atual presidente do TRE-GO, Itaney Francisco Campos, ressaltou que a homenagem feita pelo Legislativo, concedendo a ele a Medalha Pedro Ludovico Teixeira, transcende o reconhecimento individual, “Mais do que uma distinção pessoal, é testemunho do reconhecimento das ações da Justiça Eleitoral de Goiás, que trabalha, incansavelmente, para garantir a lisura e a transparência das nossas eleições.”
Segundo Campos, a honraria reflete ainda o valor atribuído à parceria e colaboração entre os poderes constituídos. O desembargador destacou o papel fundamental da Assembleia Legislativa na construção e na consolidação das leis que regem nossa sociedade e, ainda, na garantia da representatividade e da participação democrática do cidadão goiano.
“Quero ressaltar que sem a colaboração dos poderes Executivo e Legislativo do Estado, e também do Judiciário não poderíamos ter realizado um processo eleitoral vitorioso, transparente, bem-sucedido, como aconteceu em nosso Estado”, afirmou Campos.
Ele cumprimentou todos os profissionais agraciados com a homenagem da Casa, afirmando que a atuação de todos está sendo reconhecida e valorizada. “A eles, portanto, reitero meu reconhecimento, meu agradecimento e a minha admiração. Sempre digo que uma das experiências mais gratificantes e enriquecedoras que tive em minha carreira de magistrado foi estar integrando o Tribunal Regional Eleitoral (...) Foram dois anos de trabalho intenso e de aprimoramento e conhecimento profundo da matéria eleitoral, mercê desse convívio com juristas de alto quilate que compõem aquele Tribunal.”
Na sequência da solenidade, os homenageados receberam, das mãos do presidente Bruno Peixoto, a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira.