Quatro proposições que instituem dias estaduais recebem aval do Plenário
Quatro projetos de lei ordinária que instituem dias estaduais receberam a anuência dos deputados, em Plenário, na sessão ordinária desta quarta-feira, 10.
José Machado (PSDB) institui, com celebração em 19 de setembro, o Dia do Médico Ortopedista (processo no 2752/23). O projeto recebeu a segunda aprovação, seguindo agora para a sanção ou veto do Executivo estadual, e prevê, no seu art. 3º, que a data será marcada “por atividades e eventos que visam a valorizar e destacar o trabalho dos ortopedistas, bem como a promover a conscientização sobre a importância da saúde musculoesquelética”.
O deputado Anderson Teodoro (Avante) propõe tanto a instituição do Dia Estadual de Conscientização do Câncer de Pele (no 7598/23), a ser celebrado anualmente em 1º de maio, quanto o Dia Estadual de Conscientização contra o Etarismo (no 7716/23), com celebração em 15 de junho. Essas duas proposições também receberam a anuência definitiva do Plenário.
São previstas, quanto à conscientização sobre o câncer de pele, sobretudo ações voltadas “ao impulsionamento de ações educativas relacionadas à doença; à realização de debates e de palestras sobre as políticas públicas de atenção integral aos portadores da doença; ao apoio às atividades organizadas e desenvolvidas pela comunidade civil, em prol dos enfermos; à atenção às alterações presentes na pele, como rósea, avermelhada ou escura; ferida que não cicatriza; ou de pintas que crescem devagar, mas que coçam, sangram ou apresentam alterações de cor, de consistência e de tamanho”.
De Lucas Calil (MDB), por fim, projeto institui o Dia Estadual do Residente Multiprofissional (no 8175/23), que compreende profissionais que atuam em equipes multidisciplinares que oferecem assistência integral a pacientes. A data de celebração é 2 de dezembro. A matéria recebeu, nesta quarta-feira, a primeira aprovação.