Ícone alego digital Ícone alego digital

Política Estadual de Proteção à Afasia avança, em Plenário, com primeira aquiescência

10 de Abril de 2024 às 16:03

Condição que afeta a capacidade de uma pessoa para se comunicar verbalmente e/ou entender a linguagem falada e escrita, a afasia pode ser causada por uma lesão cerebral, acidente vascular cerebral (AVC) ou outras condições neurológicas. Tanto para amparar os afásicos quanto para prevenir a ocorrência da disfunção, Virmondes Cruvinel (UB) propõe instituir a Política Estadual de Proteção à Afasia (processo no 1743/23), que recebeu em Plenário, nesta quarta-feira, 10, o primeiro aval.

Tal polícia tem, entre sete objetivos especificados, os de estimular a pesquisa sobre a afasia e seus tratamentos; garantir o acesso à avaliação, diagnóstico e tratamento da afasia; promover a capacitação de profissionais da área da saúde e de terapeutas da fala para o tratamento da afasia; fomentar a criação de programas e projetos para a inclusão social de pessoas com afasia.

Fica instituída, se aprovado o projeto de lei, a Semana Estadual de Prevenção à Afasia, a ser comemorada anualmente na última semana do mês de junho.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.