Quirino defende práticas voltadas ao "envelhecimento saudável"
O deputado Ricardo Quirino (Republicanos) foi o primeiro a discursar durante o Pequeno Expediente da sessão ordinária desta quinta-feira, 11. Na tribuna, o legislador chamou atenção para a data de hoje, Dia Mundial da Conscientização da Doença de Parkinson, e clamou por responsabilidade acerca de um "envelhecimento saudável".
Com o envelhecimento, muitos desenvolvem essa doença, que é degenerativa, crônica e progressiva. A medicina ainda não encontrou uma forma de enfrentar a demência. No entanto, existem alguns fatores que envolvem o processo de envelhecimento e é sobre isso que eu quero falar", introduziu o parlamentar.
E explicou: "Por muito tempo, as pessoas pensaram que essa e outras doenças se desenvolviam por fatores genéticos. Hoje, porém, já se tem a conclusão de que cerca de 20% da carga genética exerce alguma influência sobre isso, ou seja, mais de 80% da probabilidade está relacionada, na verdade, ao nosso estilo de vida e interação com o ambiente". Na sequência, o parlamentar apelou para a adoção de uma vida saudável e defendeu, desde a infância, a prática de atividades físicas.