Quirino defende a instituição do Dia do Geriatra
Durante a Ordem do Dia, o deputado Ricardo Quirino (Republicanos) subiu à tribuna, para pedir aos pares a aprovação do projeto de lei 9976/23, de própria autoria, que tem o intuito de instituir o Dia do Geriatra em Goiás.
De acordo com o parlamentar, a população está envelhecendo, o que exige maiores cuidados com a saúde, especialmente no atendimento dos médicos geriatras, especializados na saúde das pessoas da terceira idade, os quais recebem o título da Sociedade Brasileira de Geriatria.
Ele lembrou que, infelizmente, a região Sudeste do País concentra a maioria desses profissionais, e menos de 1% dos médicos optam pela formação em geriatria.
Quirino destacou que o geriatra é capaz de avaliar o paciente de maneira global, por meio de procedimentos padrões determinados pela especialidade que avaliam o paciente por completo, com ferramentas bastante específicas, inclusive observando a saúde psíquica e social do idoso.
Na justificativa do projeto, o deputado ressalta que a geriatria é uma especialidade médica que se integra à área da gerontologia, com o objetivo de promover a saúde, por meio da prevenção, tratamento de doenças, reabilitação funcional e cuidados paliativos. O geriatra é o médico que se especializou no cuidado de pessoas idosas, adquirindo sua especialização por meio de residência médica credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica e/ou ao ser aprovado no concurso para obtenção do Título de Especialista em Geriatria da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).