Karlos Cabral ressalta atuação dos oficiais de Justiça do Estado
Ao fazer uso da palavra durante a sessão solene, o propositor do encontro, deputado Karlos Cabral (PSB) pontuou que a homenagem ocorre em celebração ao Dia do Oficial de Justiça, comemorado no dia 25 de março. “Essa data nos convida a refletir sobre o papel fundamental do profissional oficial de justiça na engrenagem do Judiciário e no elo deste com o cidadão. Enquanto oficial de Justiça de carreira, sinto-me honrado em dividir esse momento com os colegas de profissão, reconhecendo o valor inestimável de suas árduas missões”, disse.
O parlamentar destacou, ainda, o apoio desta Casa de Leis junto ao oficialato de justiça e na defesa dos direitos da categoria. Ele parabenizou, em especial, a diretoria do Sindjus e citou nominalmente os principais diretores da entidade e membros do Conselho Fiscal e de Ética. Por fim, ele apontou as cinco personalidades que receberão a Medalha Pedro Ludovico Teixeira, maior honraria concedida pelo Poder Legislativo. São eles: desembargador e presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), Carlos Alberto França; o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça e procurador do Estado de Goiás, Marcello Terto e Silva; o desembargador Leandro Crispim; a juíza Sirlei Martins da Costa; e o presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Estado de Goiás, Eleandro Alves.
Cabral parabenizou cada homenageado com a Medalha Pedro Ludovico Teixeira por sua dedicação e visão pragmática no efetivo cumprimento da Justiça e celeridade aos ritos processuais. Ele relembrou brevemente o currículo de cada um e destacou as principais ações no engrandecimento do Estado de Goiás e a capacidade de cada um em lidar com os desafios diários colocados aos servidores do Poder Judiciário. “Fico muito feliz com a história de nossos homenageados com a Medalha. O meu mais profundo respeito e admiração. Essas conquistas são frutos de dedicação e do apoio familiar”, declarou.
O deputado parabenizou, também, os oficiais de justiça e servidores da Escola Judiciária de Goiás, que serão homenageados com o Certificado de Mérito Legislativo. “Caros colegas, quero destacar a árdua trajetória de vocês, que enfrentam as mais diferentes intempéries para fazer com que a Justiça se materialize. Ao longo dos anos, temos reconhecido os colegas que atuam nas mais diferentes comarcas. Não é fácil ser oficial de justiça em um Estado tão grande, com áreas rurais tão grandes. É quase um sacerdócio atuar em nosso Estado, mas trabalhamos para que a justiça aconteça”, apontou.
Ele encerrou seu discurso afirmando que a defesa da democracia e a atuação técnica e imparcial do Poder Judiciário são fundamentais na proteção dos direitos. “Quero finalizar esse discurso compartilhando uma frase do atual presidente do STF, Luis Roberto Barroso: Ninguém é dono da verdade. A vida na democracia é a convivência civilizada dos que pensam diferente. E quem pensa diferente de mim não é meu inimigo, mas meu parceiro na construção de uma sociedade aberta, plural e democrática. Parabéns a todos os homenageados nesta manhã”, finalizou.