Anderson Teodoro propõe incluir, na grade curricular, matéria de educação financeira às famílias
O deputado Anderson Teodoro (Avante) protocolou nesta Casa de Leis, projeto que cria o Plano Estadual de Educação Financeira Familiar. Protocolada com o nº 7487/24, a propositura será encaminhada para análise na Comissão de Constituição e Justiça depois de ser lida em Plenário.
O objetivo da matéria é incentivar a conscientização financeira entre as famílias com temas, como finanças pessoais, orçamento, planejamento e investimento. “De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o endividamento das famílias brasileiras chegou a 78, 3% em fevereiro de 2023, após atingir recorde em 2021. Dessa forma, é necessário destacar a relevância sobre educação financeira, como ferramenta essencial para aqueles que pretendem manter suas finanças em ordem”, frisa o deputado em suas justificativas.
Teodoro explica que o plano visa desenvolver estudos que estimulem a saúde e o bem-estar financeiro, com a realização de palestras, workshops e cursos, e será voltado a toda população goiana. “Jovens, adultos e idosos poderão aprender sobre planejamento financeiro. Outro objetivo importante é conscientizar os cidadãos sobre a importância de gerir suas finanças com responsabilidade e metas, além de alertar sobre o perigo do endividamento”.