Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto em trâmite na Alego busca espaço gratuito para cursos pré-vestibulares populares

17 de Abril de 2024 às 10:30

Tramita na Alego, desde quinta-feira, 11, projeto de lei ordinária que permite a cessão gratuita dos espaços físicos das unidades da rede pública estadual de ensino para o funcionamento de cursos pré-vestibulares populares. O processo tramita na Casa com no 7493/24 e é de autoria do deputado Anderson Teodoro (Avante).

O art. 1º da matéria  prevê que  “cursos pré-vestibulares populares, sem fins lucrativos, que não disponham de local próprio para ministrar aulas, poderão obter a cessão gratuita dos espaços físicos das unidades da rede pública estadual de ensino do Estado de Goiás para seu regular funcionamento, desde que as aulas e as provas sejam ministradas no contraturno do funcionamento das referidas instituições de ensino”.

São entendidos como cursos pré-vestibulares populares “os cursos preparatórios para ingresso na universidade de caráter social e comunitário, organizados por movimentos sociais, coletivos ou entidades da sociedade civil”.

Teodoro dispõe que a lei também deve se aplicar a entidades que, cumpridos os demais requisitos nela estabelecidos, ofereçam cursos, oficinas ou treinamentos preparatórios para o ingresso em cursos técnicos, concursos públicos, programas de pós-graduação, bem como cursos de formação continuada para professores, curso de línguas estrangeiras e aulas de reforço escolar.

A falta de local adequado para ministrar aulas, enfatiza o deputado na justificativa da matéria, é uma das principais barreiras para o funcionamento dos mencionados cursinhos. Ele destaca, ainda, que seu o projeto de lei “está de acordo com a política de universalização do ensino superior”, visto que garante melhores condições de competição aos alunos das escolas públicas em relação aos de escolas particulares.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.