"A Congada faz parte da nossa essência e não pode ser esquecida", observa Bruno Peixoto em sessão solene
Ao fazer uso da palavra durante a sessão solene em homenagem aos 150 anos das Congadas de Catalão, em curso na manhã desta quarta-feira, 19, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (UB), ressaltou a importância de eventos solenes para manter vivas as tradições goianas.
“Quando fiz, junto do deputado Luiz Sampaio (SD), o requerimento para homenagear a Congada, ele disse a mim: ‘Bruno, você tem certeza?’ E eu disse que sim. Eu servi oito anos enquanto ministro da eucaristia. Faço parte dos irmãos do santíssimo sacramento e sei da importância que é valorizarmos a tradição e a cultura. A Congada faz parte da nossa essência e não pode ser esquecida. A maior referência em congada do centro-oeste é a do município de Catalão e precisamos investir”, disse Peixoto.
O presidente do Legislativo ressaltou o envio de emendas parlamentares às congadas e pontuou que é preciso investir na cultura. “A população paga nosso salário, e nós, políticos, ganhamos muito bem. Por isso, temos que servir à população. Esse certificado pode ser apenas um papel, mas por trás dele têm história, sorrisos, alegria, tem esforço e é o de cada um de vocês. Os 41 deputados aprovaram o requerimento, independentemente do credo religioso, para homenagear a cada um de vocês, que mantêm viva a história e a tradição, mesmo que seja tirando dinheiro do próprio bolso”, encerrou.