Escola do Legislativo inicia novo curso para servidores da Assembleia Legislativa
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), em parceria com a Escola do Legislativo, deu início, na manhã desta segunda-feira, 15, ao curso "Protocolo e Cerimonial". A abertura ocorreu às 8h30, na sala 1 do Palácio Maguito Vilela e contará com turma também no período vespertino.
O objetivo do curso é preparar os servidores para executarem os eventos internos e externos com segurança e qualidade, capacitar e consolidar a formação de profissionais responsáveis pelo processo de organização de eventos e cerimonial, de forma a conhecerem os protocolos necessários para cada formato de evento, além de possibilitar a integração da teoria com a prática.
Especialista em planejamento e gestão de eventos e também em engenharia de produção, o cerimonialista da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC) que atua desde 1997 nessa instituição, Antônio José de Miranda, ministra o curso, discorrendo sobre temas como: cerimonial de incineração de bandeiras, convívio social, trajes indicados para eventos, elaboração de roteiro, posses e formas de tratamento, entre outros.
Ele ressalta que o cerimonial passa a ser um conjunto de ações, atividades e formalidades que devem ser seguidas em atos públicos, corporativos, sociais, culturais, esportivos, educacionais e solenes, com o objetivo de garantir que todas as atividades ocorram de maneira fluida, harmoniosa e de acordo com as expectativas dos anfitriões e dos convidados.
“ Além dos cursos específicos em cerimonial, é interessante buscar conhecimentos em gestão de eventos e planejamento e isso inclui a compreensão de logística, cronogramas, orçamentos e a coordenação de equipes. Uma educação abrangente nesses aspectos fundamentais fornece a base prática necessária para realizar um evento de sucesso”, disse.