Por iniciativa do deputado Clécio Alves, Assembleia Legislativa rende homenagem aos 15 anos da Igreja Esperança
Em sessão solene realizada na noite dessa segunda-feira, 15, no Plenário Iris Rezende Machado, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) celebrou o aniversário de 15 anos da Igreja Evangélica Esperança. A iniciativa da homenagem foi do deputado Clécio Alves (Republicanos), que propôs ainda a entrega de Certificados do Mérito Legislativo a pastores da congregação, em reconhecimento aos serviços prestados à comunidade.
A solenidade reuniu, na sede do Parlamento goiano, Palácio Maguito Vilela, líderes religiosos e membros da congregação, fundada no ano de 2009, em Aparecida de Goiânia. Ao iniciar a solenidade, a execução protocolar do Hino Nacional Brasileiro foi entoada pela musicista Mábia Felipe.
Em seguida Clécio Alves, que conduziu os trabalhos, apresentou a mesa diretiva com: pastor Romeu Ivo de Almeida; a pastora Vone; chefe de gabinete do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (SD), José Firmino; ex-presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente, Luan Alves; diretor de transporte da Câmara Municipal de Goiânia, Vanderlei Anacleto de Oliveira; secretária de Meio Ambiente de Aparecida de Goiânia, Valéria Pettersen; presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente de Senador Canedo, Aclan Teixeira Santos; coordenadora regional de Igrejas em Aparecida de Goiânia, pastora Késia Cristina Oliveira de Sá.
Em seu discurso, Clécio lembrou que, desde a sua infância, quando perdeu o pai assassinado, já tinha o sonho de ser político, o que só conseguiu graças a muita perseverança. “E eu não só cheguei na Câmara, como fui eleito seis vezes, sempre um dos mais votados. Fui o chefe do Poder Legislativo de Goiânia, fui presidente da Câmara. Fui o primeiro presidente da Câmara eleito com o voto de todos os vereadores. Cheguei aqu,i já me elegeram vice-presidente e já me reelegeram, antecipadamente, até o final do mandato, juntamente com o nosso presidente, deputado Bruno Peixoto (UB), e os demais membros.”
Em seguida o trio formado por Mábia Felipe, Ludmila Felipe e Abner de Souza, acompanhados pelo pianista Moisés dos Santos, fez mais uma apresentação musical.
Alegria
Na sequência, o pastor Romeu Ivo de Almeida fez uso da palavra, expressando, inicialmente, a alegria de ver a Igreja liderada por ele ser protagonista da homenagem. “A alegria não tem como ser expressa com palavras, pois nos torna esse momento tão áureo e nos faz estar surpresos pela iniciativa de convidar a nossa Igreja, a nossa liderança, os nossos ministérios, nossos dirigentes.”
O líder religioso afirmou que Clécio Alves é um membro da Igreja e da família Esperança e isso torna a homenagem ainda mais honrosa. “Hoje não tem maior alegria para o meu coração de ver os meus filhos, os meus companheiros serem honrados pelo Parlamento do Estado de Goiás, isso me traz orgulho. (...). Talvez, deputado, como o senhor disse, o senhor não está nos 15 (anos da Igreja) mas faz parte dos 15. Para Deus, esse é o tempo que o senhor está incluso.”
Em seguida, o pastor Fábio Quirino Lucas de Sá falou em nome dos escolhidos para serem agraciados com a comenda, exaltando a honra de estar ocupando a tribuna da Alego, na solenidade em que a Casa reconhece a importância da igreja à qual ele pertence. Lucas discorreu sobre a relevância da igreja, estabelecida por Deus com vários propósitos, sendo o primeiro deles, e talvez o mais importante, representar o céu na terra. “Nós estamos aqui para dar aos homens a esperança de dias melhores.”
O pastor disse que a igreja é como um navio pilotado por Cristo, levando os homens para Deus, e os pastores servem para isso: diariamente eles cuidam de vidas, curam feridas dos corpos e doenças das almas.
Por fim ele agradeceu mais uma vez a homenagem recebida pela instituição. “Obrigado Assembleia Legislativa do Estado de Goiás por reconhecer a relevância da Igreja Esperança, não só para Aparecida de Goiânia, mas para tantas outras cidades e para este Estado maravilhoso que Deus deu a nós e ao Brasil.”
A igreja
A Igreja Esperança foi fundada em 11 de fevereiro de 2009, em Aparecida de Goiânia, pelo pastor Romeu Ivo de Almeida, juntamente com um grupo de homens e mulheres oriundos da Igreja Assembleia de Deus Ministério Fama, sob as bênçãos e reconhecimento do bispo Abigail Carlos de Almeida (in memorian) e da mesa diretora da Convenção Estadual das Assembleias de Deus em Goiás (Conemad-GO).
Hoje são mais de 130 igrejas por quase todos os municípios da Região Metropolitana de Goiânia, com predominância na Capital e em Aparecida de Goiânia. Também há unidades no interior do Estado e na cidade de Palmas, no Tocantins (TO), em Teresina (PI) e Timon (MA), formando assim o crescente Ministério da Igreja Esperança.
A Igreja Esperança tem se destacado pela expansão evangelística e pela sua relevante atuação na área social, por meio de uma organização social civil, o Instituto Esperança, que vem atuando de forma ampla há mais de 12 anos na área da assistência social com banco de alimentos, que já arrecadou e distribuiu, nos últimos quatro anos, mais de 50 toneladas de alimentos, alcançando milhares de famílias e organizações sociais não governamentais e até mesmo governamentais com suas doações, especialmente nos anos de 2020 e 2021, no período da pandemia.