Gestora educacional pede união para criar mundo mais inclusivo

16 de Abril de 2024 às 09:50

Durante a sessão solene realizada na manhã desta terça-feira, 16, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), a gestora do Colégio Estadual Especial Diurza Leão, de Inhumas, Aparecida de Paula Silveira, uma das homenageadas, refletiu sobre seus 25 anos de dedicação à educação especial inclusiva. Em discurso, ela destacou a importância da empatia, do compromisso e da colaboração na promoção da inclusão das pessoas com deficiência.

"É uma honra e um privilégio estar aqui hoje, representando os profissionais que defendem os direitos das pessoas com deficiência", disse Aparecida. Ela enfatizou como, ao longo de sua carreira, testemunhou lutas, conquistas e desafios enfrentados por aqueles que vivem "desse lado da diversidade". Aparecida ressaltou a necessidade de uma visão holística na educação, inspirada pelo trabalho do psicólogo Lev Vygotsky (1896-1934), que sublinha a relação entre o indivíduo e a sociedade.

A gestora expressou sua gratidão e admiração pelas pessoas as quais conheceu em sua profissão: "Cada aluno que atravessa a minha caminhada profissional me ensina sobre sua humanidade e potencial. É essa visão que me motiva a continuar lutando por um mundo mais inclusivo e justo."

Aparecida agradeceu ao governador Ronaldo Caiado (UB) e à secretária estadual de Educação, professora Fátima Gavioli, pelo suporte e investimentos na educação especial inclusiva. "O caminho rumo à inclusão plena é longo e desafiador. Requer empenho de governos, instituições, comunidade e indivíduos. É imperativo que o poder público cumpra seu papel em garantir os direitos fundamentais das pessoas com deficiência."

Ao finalizar seu discurso, a gestora agradeceu ao deputado Lucas Calil (MDB), proponente da sessão, por seu compromisso com a causa e conclamou a todos para uma colaboração contínua: "Juntos, faremos a diferença. Chega de capacitismo. Muito obrigado a todos que estão aqui e que compartilham dessa luta, sua liderança é fundamental para criar um mundo mais inclusivo para todos."

Agência Assembleia de Notícias