Alego celebra compromisso com inclusão de pessoas com deficiência em sessão solene proposta por Lucas Calil
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) foi palco, na manhã desta terça-feira, 16, de sessão solene proposta pelo deputado Lucas Calil (MDB), em homenagem a 62 profissionais que dedicam suas carreiras à assistência de pessoas com deficiência, entregando-lhes a Medalha do Mérito Legislativo e o Certificado de Mérito Legislativo. O evento teve lugar no Plenário Iris Rezende Machado, do Palácio Maguito Vilela.
Em discurso, Lucas Calil enfatizou a importância do reconhecimento desses profissionais, que muitas vezes atuam sem o devido reconhecimento. “É uma forma de reconhecer o trabalho essencial desses verdadeiros heróis no nosso dia a dia e contribuir para uma sociedade mais inclusiva”, destacou.
A sessão contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o prefeito de Pirenópolis, Nivaldo Melo (PP); a gestora do Colégio Estadual Especial Diurza Leão, de Inhumas, Aparecida de Paula Silveira; a advogada Julyana Guimarães Ramos, especializada na defesa de pessoas com deficiência; o vice-prefeito de Pires do Rio, Jader Pakaman; a diretora do Instituto Caminhando pela Infância, Maria Paula Miranda Chaim Aidar; a presidente do Conselho Municipal de Educação (CME) de Pirenópolis, Irene Kelen Bernardo Moura; e os vereadores Hudson Matheus (Caldas Novas, do PSDB) e Margareth Parrião (Itapuranga, do Podemos).
Visão holística
A gestora educacional Aparecida de Paula Silveira, em seu discurso, compartilhou suas experiências e a visão holística necessária para a educação inclusiva. “Tenho dedicado minha vida ao trabalho na área da educação, especialmente com pessoas com deficiências, e é com imensa gratidão que ocupo essa tribuna hoje”, afirmou Silveira. Ela ressaltou a importância da empatia e da colaboração entre governos, instituições e a comunidade para garantir a inclusão.
A cerimônia não só reconheceu o trabalho desses profissionais, mas também serviu como um momento de reflexão sobre os avanços e desafios ainda enfrentados na área da assistência à pessoa com deficiência. Além dos discursos, o evento foi uma oportunidade para a comunidade local apoiar e aprender mais sobre a importância de promover a inclusão em todos os aspectos da vida social.
O encontro foi, ainda, um lembrete do papel essencial que os profissionais de assistência a pessoas com deficiência desempenham na sociedade, e da contínua necessidade de esforços colaborativos para assegurar que todos tenham acesso a direitos e oportunidades iguais. Com a entrega das medalhas e certificados, a Alego reforça seu compromisso com a defesa e promoção dos direitos das pessoas com deficiência, sublinhando a importância de uma sociedade mais justa e igualitária.