Novena em Louvor a Santo Antônio pode se tornar Patrimônio Cultural e Imaterial de Goiás
O deputado Talles Barreto (UB) apresentou, na Assembleia Legislativa, o projeto de lei nº 7959/24, de sua autoria, que reconhece a Novena em Louvor a Santo Antônio como Patrimônio Cultural e Imaterial goiano e a inclui no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás.
A Novena é realizada anualmente no mês de junho no município de Iaciara e se trata de uma tradição católica profundamente enraizada no município, não apenas como um ato de devoção religiosa, mas também como um símbolo de conexão cultural e histórica entre as gerações. Ela contribuiu para a identidade e origem do município, quando, em 13 de junho de 1881, na sede da fazenda Boa Vista, o ex escravo Miguel Cardoso da Conceição promoveu uma ladainha em louvor a Santo Antônio.
Diante dessa devoção, que se tornou tradição, o proprietário da fazenda, Protássio de Souza, mandou construir barracos de palha de coqueiro para abrigar os romeiros e, nesse local, foi construída a Igreja de Santo Antônio, explicou o parlamentar em sua justificativa.
Talles aponta ainda que foi daí que nascia Iaciara, fruto da devoção ao Padroeiro dos Humildes. “Portanto, a inclusão desse ato de devoção no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás e sua declaração como Patrimônio Cultural e Imaterial garantirão o reconhecimento e valorização da importância cultural, histórica e religiosa que representa para Iaciara e, também, para o nosso Estado”, justifica o deputado.
O projeto será encaminhado para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa, onde será distribuído para a relatoria de um colega parlamentar.