Rosângela Rezende propõe programa para acelerar diagnósticos de autismo
Por iniciativa da deputada Rosângela Rezende (Agir), a propositura de nº 8131/24 visa a autorizar o Poder Executivo a instituir o Programa Itinerante “Carreta DIA”, para tornar mais acessível o diagnóstico precoce do transtorno do espectro autista (TEA) em Goiás.
A Carreta DIA será dotada de equipamentos necessários e devidamente adequada para o atendimento da criança e da família em relação ao espaço, barulho, temperatura e luminosidade, procurando minimizar a alteração emocional dos envolvidos nesse processo de diagnóstico.
Para implementação do programa, a parlamentar aponta que poderão ser utilizadas estruturas de projetos itinerantes já existentes no Estado. A equipe multidisciplinar, composta por profissionais das áreas de terapia ocupacional e psicologia, deverá realizar os exames necessários que possibilitem o encaminhamento para diagnóstico do TEA a ser realizado por profissional competente, tendo como referência a unidade especializada da região.
O programa também poderá viabilizar o atendimento por videoconferência, observando as possibilidades de limitações desse formato de atendimento. As equipes poderão ser complementadas por outros especialistas, como médicos, fonoaudiólogos, psicopedagogos e nutricionistas. O texto do projeto prevê que a Carreta DIA funcionará de forma itinerante nas regiões administrativas do Estado, em cronograma estabelecido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
A deputada argumenta que a proposta é necessária, porque o diagnóstico do transtorno do espectro autista (TEA) tem sido uma demanda crescente em nossa sociedade e a dificuldade de os pais obterem esse diagnóstico, bem como um laudo a respeito, agrava a situação da família que tem a suspeita do distúrbio, pois passa a conviver com a angústia da incerteza e o consequente retardo nas medidas adequadas às pessoas com o problema.
O projeto segue para a análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).