Ícone alego digital Ícone alego digital

Coronel Adailton propõe reconhecimento oficial do "Festival da Mandioca" de Bela Vista

22 de Abril de 2024 às 13:45

O deputado Coronel Adailton (Solidariedade) propõe que o festival da mandioca, do município de Bela Vista, seja reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial Goiano e incluído no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás. Para isso, protocolou na Casa Legislativa o projeto nº 8138/24, que já se encontra na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, onde vai será distribuído para relatoria.

Em suas justificativas, Adailton explica que Bela Vista é conhecida pela grande produção de mandioca, sendo considerada a maior produtora em Goiás, com centenas de famílias que vivem do cultivo e processamento dessa raiz. Valorização da agricultura familiar, da identidade cultural rural goiana, da gastronomia e do turismo regional: esses são os principais objetivos que levaram a Prefeitura de Bela Vista de Goiás a realizar o "Festival da Mandioca".

Segundo o deputado, a principal finalidade do festival é explorar o potencial turístico do município, que faz parte do Mapa do Turismo, compondo a Região de Negócios e Tradições. “Bela Vista também é o berço de um ícone da cultura regional, o contador de casos Geraldinho Nogueira. A cidade pleiteia o título de Capital da Mandioca e busca o registro de indicação geográfica do polvilho do cará”.

O festival é promovido pela prefeitura e com o apoio de diversos parceiros. Conta na programação com atividades de entretenimento, oficinas e cursos gratuitos, com o apoio do Senar e Senac. A abertura oficial do evento acontece em abril, ocasião em que também são abertos a praça de alimentação e os estandes. O evento é realizado originalmente na Praça José Lobo com entrada franca.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.