Cristiano Galindo propõe instituir novo exame para diagnóstico precoce de Alzheimer
O deputado Cristiano Galindo (Solidariedade), por meio do projeto de lei nº 8133/24, tem como objetivo instituir o exame PrecivityAD2, para detecção da doença de Alzheimer (DA). O parlamentar ressalta que o exame será realizado por um profissional qualificado na própria unidade de saúde e, se o paciente for diagnosticado com a doença ou qualquer indicativo de sua existência, será encaminhado para o devido tratamento, em todas as fases, na rede pública de saúde.
“O PrecivityAD2 é um exame para o diagnóstico precoce da doença de Alzheimer. Essa inovação traz um benefício imenso, visto que é um teste não invasivo e que não expõe o paciente à radiação”, ressalta o legislador na justificativa da proposta.
Segundo Galindo, o PrecivityAD2 alcançou uma precisão de 88%, quando comparado com resultados do PET amiloide cerebral. “Além disso, é importante ressaltar que o exame de sangue complementa, mas ainda não substitui completamente outros métodos diagnósticos para Alzheimer”, diz.
O exame é realizado com o envio de amostras de sangue do paciente aos Estados Unidos para análise por espectrometria de massa, um processo que detecta alterações cerebrais características do Alzheimer, como as proteínas beta amiloide. O resultado fica pronto em até 20 dias.
Em finalização, Galindo explica que a doença de Alzheimer afeta a memória, fala e a noção de espaço tempo do paciente, podendo provocar apatia, delírios e, em alguns casos, comportamentos agressivos.