Deputado destaca importância do turismo gastronômico e empresário fala de atuação no setor

23 de Abril de 2024 às 10:09

Ao abrir a sessão solene em homenagem ao turismo gastronômico goiano, o propositor da solenidade, coronel Adailton (Solidariedade), pontuou: “Cozinhar é uma arte. Um ato de amor que exige talento e dedicação”.  Ele destacou que a comida alimenta o corpo e acaricia a alma, com afago cativante.

O legislador observou a importância da gastronomia para o aquecimento do turismo e destacou os trabalhos da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) em apoiar as iniciativas em conjunto com as instituições que compõem o trade turístico de Goiás.

Ele mencionou, também, os festivais gastronômicos realizados pelo Estado e sua oferta turística. “Cada festival, com a sua temática, explora a gastronomia local e ainda carrega atrações da cultura, das artes, do artesanato e tantas outras atrações para o visitante e a comunidade local.”

Também subiu à tribuna, para proferir seu discurso o empresário Danilo Razzia, que recebeu o Título de Cidadania Goiana. Ele contou que reside em Goiás há 25 anos. “Não foi fácil. Quando eu cheguei em Itaberaí, alguém desacreditou dos meus planos. Hoje temos bastantes uvas, vinhos. Já realizamos a primeira festa da uva. Enfim, tudo tem dado certo”, disse.

O empresário também agradeceu e parabenizou o parlamentar pelo apoio ao setor turístico, inclusive no turismo gastronômico.

Ele contou, por fim, que, nas primeiras edições de festivais gastronômicas em municípios goianos, não tinha muita adesão popular, mas que essa realidade se transformou ao longo dos anos. Assim, Danilo afirmou que hoje os municípios recebem pessoas da Capital e de outras cidades de Goiás durantes as festividades, com o objetivo de se deliciar com as gastronomias tradicionais.

Após a fala do homenageado, foi transmitido um vídeo sobre a força do turismo gastronômico goiano e sua importância no resgate histórico.

Agência Assembleia de Notícias