Integrantes do trade turístico evidenciam a importância do setor
Durante a sessão solene em homenagem ao turismo gastronômico, evento que está sendo realizado na manhã desta terça-feira, 23, no Plenário Iris Rezende da Casa de Leis, o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Danilo Ramos Mendes, afirmou que a sociedade brasileira ainda não tem a consciência da importância da gastronomia na economia dos estados e do País.
Ele informou que a gastronomia hoje é o setor que mais emprega no País, com mais de 7 milhões de brasileiros ocupados no setor de bares e restaurantes de todo o Brasil. Danilo destacou, por fim, que é preciso colocar o País como um lugar acolhedor aos turistas, sobretudo pela importância econômica que o setor atrai.
O presidente da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), Fabrício Borges Amaral, reafirmou o que foi dito pelos oradores anteriores e destacou que a pulverização da gastronomia é única e exemplar. “A gastronomia hoje é o principal do turismo brasileiro e nós, em Goiás, estamos atentos a isso”, afirmou.
Ele também destacou que, já em 2024, a Goiás Turismo realizou mais de 20 convênios e afirmou que o papel das instituições e do Parlamento é destinar a maior quantidade de recursos. Fabrício destacou, porém, que “turismo não é para amadores” e afirmou que é preciso, ainda, outros aspectos concretizados, como segurança pública e infraestrutura rodoviária. “Ainda estamos engatinhando. É preciso mais políticas públicas, mais emendas, mas estamos no caminho certo e avançaremos muito.”