Campanha de prevenção ao câncer de tireoide tem primeira aprovação
O deputado Dr. George Morais (PDT) apresentou o projeto de lei nº 1116/23, com o objetivo de instituir a Campanha Estadual de Prevenção ao Câncer de Tireoide, a ser realizada anualmente na semana que inclui o dia 25 de maio – Dia Internacional da Tireoide. A matéria foi aprovada, em primeira votação, nesta terça-feira, 23, no Plenário Iris Rezende.
O objetivo da campanha é conscientizar a sociedade sobre os fatores de risco do câncer de tireoide e as formas de prevenção, informar sobre os sintomas da doença e a importância do diagnóstico precoce, orientando, assim, a respeito da importância também do autoexame.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer mais comum na região da cabeça e pescoço é o da tireoide. Ele costuma afetar três vezes mais as mulheres do que os homens e, de acordo com a mais recente estimativa brasileira, realizada em 2018, é o quinto tumor mais frequente em mulheres.
O diagnóstico do câncer de tireoide tem se elevado nos últimos anos, devido ao avanço da tecnologia, com o aumento do uso de exames de imagem, como tomografias e ressonâncias magnéticas, permitindo assim a detecção de pequenos nódulos em exames de rotina.
Na justificativa do projeto, o parlamentar ressalta a importância de estimular a instituição de políticas públicas que visem à prevenção e ao acesso ao tratamento da doença, além de estimular a realização de palestras, como também a divulgação nas redes sociais e mídias de caráter educativo.