Valparaíso recebe sessão itinerante para entrega do Título de Cidadania Goiana à deputada Dra. Zeli

15 de Maio de 2024 às 18:25

O deputado Coronel Adailton (Solidariedade) requereu à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) autorização para realização de uma sessão solene itinerante no município de Valparaíso de Goiás. A cerimônia, prevista para esta quinta-feira, 16, será viabilizada para entrega do Título de Cidadania Goiana para a deputada Dra. Zeli (UB). A reunião já foi chancelada pelos demais parlamentares e será sediada na Câmara Municipal da cidade às 19 horas.

Segundo o autor da iniciativa, a medida se justifica “em razão da história construída pela deputada” naquela cidade. Nascida em Itaporanga, Santa Catarina, Zeli Fritsche mora na Região do Entorno do Distrito Federal (DF) desde 1986. Formada em odontologia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), ela foi a primeira profissional da área a se instalar em Valparaíso de Goiás, cidade onde fixou suas bases.

Zeli ingressou na política partidária como candidata à Câmara Municipal, concorrendo nos pleitos de 2008 e 2012 pela sigla PSDB, ocasiões em que ficou como suplente de vereadora. Em 2016, uniu-se ao então vereador Pábio Mossoró para disputar a Prefeitura de Valparaiso de Goiás, quando foi eleita vice-prefeita com 51% dos votos válidos. Em 2020, ambos foram reeleitos ainda no primeiro turno, com 51,4% dos votos válidos. Durante a gestão municipal, dedicou seu trabalho para a área da saúde, especialmente no enfrentamento da pandemia de Covid-19.

Em 2022, foi eleita deputada estadual pelo PRTB, com 20.967 votos, ingressando na 20ª Legislatura com a bandeira de representante dos interesses dos moradores de Valparaíso e demais cidades do Entorno do DF. “Trata-se de uma homenagem concedida a uma legítima representante da região, em especial do município de Valparaíso de Goiás”, diz Adailton ao justificar a iniciativa.

Agência Assembleia de Notícias