Ícone alego digital Ícone alego digital

Novo programa da TV Assembleia, Visão da Política mostra os bastidores do poder aos telespectadores

16 de Maio de 2024 às 14:00
Crédito: Maykon Cardoso
Novo programa da TV Assembleia,  Visão da Política mostra os bastidores do poder aos telespectadores
Entrevista com a Dra. Cristina

Idealizado e apresentado pela jornalista e cientista política, Monalisa Carneiro, o programa Visão da Política discute os vários ângulos do tema, com destaque especial para as movimentações nos bastidores. A atração vai ao ar às terças, quartas e quintas-feiras.

Traduzir a política e mostrar o cenário por trás dos Poderes em Goiás é a proposta do programa, que passa a integrar a grade da TV Assembleia Legislativa. Monalisa, que acaba de se graduar em ciência política, e seu pai, o publicitário Hamilton Carneiro, idealizaram o Visão Política.

O programa vai trazer parlamentares e outros profissionais, como professores, pesquisadores, sociólogos, advogados, além de outros personagens que ajudarão a entender os meandros da política. “São poucos os programas que trazem os bastidores e, então, a ideia é mostrar um pouco do que acontece e não é visto”, explica a jornalista.

Segundo ela, as entrevistas com os parlamentares também servem como uma prestação de contas aos eleitores sobre a atuação, não apenas dos deputados estaduais, mas também de vereadores, e representantes no Congresso Nacional.  

Às terças e quartas-feiras, o programa vai ao ar após o encerramento dos trabalhos legislativos. Nesses dias, o Visão da Política é todo dedicado às entrevistas. Já às quintas-feiras, além da entrevista, a jornalista traz um resumo das atividades parlamentares da semana, no horário das 18 horas.

Além de Monalisa Carneiro, que apresenta e é responsável pela produção, a atração conta ainda com Pepeu Vargas como diretor de imagem, Sidney Almeida, na cinegrafia, e Michelle Moura, nas redes sociais.

Mulheres

Na edição que vai ao ar nesta quinta-feira, 16, a entrevista é com a secretária de Projetos Especiais da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Cristina Afonso, que aborda, entre outros temas, as políticas públicas para as mulheres e a participação delas na política.

Segundo Cristina Afonso, a pouca participação feminina nos espaços de poder tem várias causas e uma delas é a falta de conhecimento da política. Ela diz que, nesse contexto, projetos como o Parlamento Jovem são fundamentais para mudar essa realidade.

O Parlamento Jovem é desenvolvido tanto na Assembleia Legislativa quanto na Câmara Municipal de Goiânia, sendo que, na Casa de Leis estadual, os participantes são estudantes de nível superior e, na Câmara de vereadores, o projeto é voltado a crianças e adolescentes.

A iniciativa traz os jovens para o Parlamento e simula a atuação de deputados com a apresentação de projetos, votações, entre outros ritos legislativos. Para a secretária de Projetos Especiais, a última edição mostrou o quanto a situação muda quando as pessoas conhecem a política. “O número de inscrições de meninas dobrou. À medida que a mulher entra, ela percebe que é capaz, ela compreende o quanto ela está preparada”, analisa Cristina Afonso.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.