Ícone alego digital Ícone alego digital

Manhã de votações

16 de Maio de 2024 às 11:30
Crédito: Maykon Cardoso
Manhã de votações
Sessão ordinária híbrida
O Plenário confirmou o aval a três proposições e acolheu duas, em primeiro turno, na sessão de hoje, 16. A criação de vaga para representante da Assembleia no Conselho de Educação avançou no rito de análise.

O Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) deu aval a cinco matérias na sessão ordinária híbrida realizada na manhã desta quinta-feira, 16. Do conjunto de proposições acatadas, três seguem para possível sanção e duas foram aprovadas em primeira fase, entre elas, a medida do presidente Bruno Peixoto (UB) que dispõe sobre a criação de uma vaga para representante do Parlamento goiano dentre os membros do Conselho Estadual de Educação do Estado de Goiás (CEE). 

Para isso, o projeto de lei nº10620/24 busca alterar a legislação que estabelece diretrizes e bases do Sistema Educativo de Goiás, mais especificamente o artigo responsável por definir quem pode indicar os integrantes ao CEE.

A vaga pleiteada, justifica o chefe do Poder Legislativo, “auxiliaria no controle das normas relativas à educação no Estado, vez que são os deputados estaduais quem mais possuem proximidade, representação e alinhamento aos interesses coletivos da população”. Além disso, contribuiria com as discussões educativas que ocorrem dentro do respectivo colegiado.

Duas proposições assinadas pelo deputado Dr. George Morais (PDT) receberam o aval definitivo durante plenária. Uma delas visa a instituir a Política Estadual de Incentivo à Reinserção Social para Pessoas Reencontradas após Desaparecimento no Estado de Goiás. O objetivo é promover a assistência integral e o apoio necessário para o referido público. A outra sugestão é criar, em 8 de dezembro, o Dia Estadual do Técnico e Auxiliar em Saúde Bucal no Estado de Goiás.

Mais uma possível nova data comemorativa, esta trazida por Issy Quinan (MDB), concluiu sua tramitação hoje. Trata-se do Dia Estadual da Agricultura Irrigada, a ser celebrado em 15 de junho. A ocasião é destinada “ao incentivo para a realização de seminários, palestras, debates, concursos culturais, exposições e outros eventos relacionados ao tema, visando à conscientização da população sobre a importância da agricultura irrigada para o desenvolvimento sustentável do Estado”.

O projeto de resolução nº 8189/24, da Mesa Diretora, fecha a pauta de apreciações. Pretende-se alterar a Resolução n° 1.727/2020, a qual institui a Comenda Jornalista Washington Novaes. A homenagem destaca pessoas diretamente envolvidas na luta pela preservação ambiental em Goiás.

A ideia é que cada deputado possa indicar à honraria, respeitado o limite máximo de 51 homenagens no total, por ano, por ato do presidente da Alego, que poderá apontar, adicionalmente, dez comendas.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.