Projeto de Veter Martins quer incluir festa junina de Mairipotaba no calendário oficial de Goiás
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) está atualmente avaliando um projeto de lei que busca incluir o Arraiá Pé de Serra no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado. A proposta, de autoria do deputado Veter Martins (PRD), foi registrada na Casa no mês de maio, sob o nº 11024/24.
O projeto de lei apresentado estabelece que o Arraiá Pé de Serra, realizado na última quinzena de junho no município de Mairipotaba, seja reconhecido oficialmente no calendário estadual. O evento, que teve seu início em 2016, é uma celebração de quatro dias que atrai milhares de visitantes e é caracterizada por shows de artistas contemporâneos, apresentações de quadrilhas escolares e uma diversidade de pratos típicos juninos.
De acordo com o deputado Veter Martins, a inclusão do Arraiá no calendário oficial não apenas reconhece a importância cultural e turística da festa para o município de Mairipotaba, mas também contribui para o fortalecimento da economia local. "A celebração é uma expressão significativa da cultura regional e reúne grande público, sendo uma fonte de renda importante para a comunidade e para os comerciantes da região", afirmou Martins.
O projeto tramita na Comissão de Constituição, Justiça e redação (CCJ) e está sendo relatado pelo deputado Issy Quinan ( MDB). Depois de passar pelas comissões necessárias, será submetido à votação em Plenário. Em caso de aprovação, a lei entrará em vigor na data de sua publicação.