Ícone alego digital Ícone alego digital

Parlamento goiano homenageou trabalhadores e empresários do Daia atendendo proposta de Antônio Gomide

23 de Maio de 2024 às 07:05
Crédito: Will Rosa
Parlamento goiano homenageou trabalhadores e empresários do Daia atendendo proposta de Antônio Gomide
Sessão solene em homenagem aos 48 anos do Distrito Agroindustrial de Anápolis

Por iniciativa do deputado Antônio Gomide (PT), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) homenageou, em sessão solene, a trajetória do Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia), que em novembro vai completar 48 anos. Na solenidade, na noite dessa quarta-feira, 22, a Casa entregou a trabalhadores e empresários estabelecidos no Daia o Certificado do Mérito do Legislativo em reconhecimento à contribuição à economia da cidade e do Estado.

A homenagem trouxe ao Plenário Iris Rezende Machado representantes de parte significativa do Produto Interno Bruto (PIB) goiano, já que o Daia concentra várias indústrias que se situam entre as maiores de Goiás, o que, para Antônio Gomide, justifica o reconhecimento feito pelo Legislativo goiano.

Compuseram a mesa diretiva, presidida por Gomide: presidente do Conselho Empresarial do Daia (Consedaia), Amaury Miranda; presidente da Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia), Luiz Cláudio Ledra; presidente da Federação das Associações Comerciais, Industriais, Empresariais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg), Márcio Luís da Silva; presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (PróGenéricos), Tiago de Morais Vicente; diretor de Operações do Porto Seco de Anápolis, Everaldo Fiatkoski Júnior; gerente de operações da Caoa Chery, Thiago de Siqueira Nunes; vice-presidente do Consedaia, Marçal Henrique Soares; e  superintendente de projetos e novo negócios da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado de Goiás (Codego), Paulo Sérgio Araújo.

Antônio Gomide iniciou sua fala apontando a satisfação com que a Assembleia Legislativa abria as portas para homenagear homens e mulheres responsáveis pelo desenvolvimento de Anápolis e de Goiás, pontuando que o Daia é um orgulho de todos os goianos e brasileiros. Ele destacou que a história do distrito é de sucesso e feita com números expressivos.

Segundo o petista, são 150 empresas instaladas, entre elas uma das maiores montadoras de veículos do País e o maior polo farmoquímico da América Latina, gerando mais de 20 mil empregos diretos. Gomide afirmou que outros milhares de empregos serão ofertados, com a expansão do distrito em 1,7 milhão de metros quadrados e a instalação de mais 100 empresas. Ele lembrou, também, da contribuição das empresas para o Estado com a arrecadação do ICMS.

“Hoje, Anápolis é o município com maior arrecadação do Estado, com R$ 17,9 bilhões, perdendo apenas para a capital. O Daia, portanto, é o resultado dessa frutífera parceria entre o capital e trabalho, à qual o poder público se soma, com seu efeito agregador, que se materializa na política pública, na política de fomento e produção ao desenvolvimento econômico e social”, afirmou Gomide.  

História e desafios

Em seguida foi exibido um vídeo institucional sobre a história, os desafios e os projetos para o futuro do Distrito Agroindustrial de Anápolis. Na sequência, o grupo vocal Ônix Brasil Internacional fez a apresentação de dois números musicais.  

O vice-presidente do Consedaia, Marçal Henrique Soares, destacou que, em 47 anos, essa foi a primeira vez que o complexo industrial recebeu uma homenagem do Legislativo. Ele agradeceu pelo reconhecimento e parabenizou os trabalhadores do Daia. “Um país só caminha com duas riquezas: a riqueza proveniente dos investimentos e a maior riqueza que nós temos, que são vocês: nossos recursos humanos. O Daia não existiria se não fossem vocês.”

O presidente do Consedaia, Amaury Miranda, enfatizou que, nesses 47 anos, a luta tem sido árdua para que o distrito tenha o reconhecimento à altura do que ele representa. Ele revelou que a ideia do evento foi de homenagear os trabalhadores do complexo industrial, que são as pessoas que fazem as empresas produzirem. “Não existe empresário sem as pessoas que fazem a roda girar, que são vocês, trabalhadores. (...) Nós temos aqui a menor empresa do Daia, temos empresas aqui com 3 mil funcionários. Então nós conseguimos ter uma boa representatividade. E vocês não estão representando somente a empresa de vocês, o colega de vocês, mas os 30 mil trabalhadores do Daia e região.”  

Em seguida, os homenageados receberam o Certificado do Mérito Legislativo. E, na sequência, o pesquisador sênior Valter Henrique Carvalho Silva discursou em nome dos homenageados. Ele afirmou que se sentia profundamente honrado e orgulhoso em ter sido escolhido para representar todos os trabalhadores homenageados. Silva classificou os funcionários como a verdadeira força motriz do setor produtivo, destacando a importância da mão de obra dentro de uma empresa.

Ele ainda sublinhou o simbolismo do reconhecimento. “Fomos indicados pelas empresas não apenas com geradores de empregos e renda, mas também com o reconhecimento claro do valor de cada um de nós aqui presentes. Essa indicação eleva ainda mais a nossa responsabilidade, pois estamos aqui a representar, aproximadamente, 30 mil colaboradores do Daia e região. Esse é um número muito expressivo e que reflete a pujança de todos nós, que diariamente nos empenhamos em nossas funções, contribuindo para o crescimento e a prosperidade de nosso distrito".

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.