Quirino fala sobre a importância de reconhecer os estudantes universitários
O deputado Ricardo Quirino (Republicanos) falou durante a discussão de matérias na Ordem do Dia sobre um projeto de lei de sua autoria que dispõe sobre a criação do Dia Estadual do Estudante Universitário. “Acho importante olhar para esses jovens que lutam, especialmente aqueles que trabalham durante o dia todo e estudam à noite para tentar realizar o seu sonho.”
O legislador disse que, em 2006, quando exercia o mandato de deputado federal, criou a Comissão em Defesa dos Estudantes Universitários. Lembrou que recebia muitas reclamações no gabinete e também acompanhava matérias que falavam sobre instituições de ensino superior que eram criadas a rodo, em todo o Brasil, e muitas dessas não ofereciam um estudo de qualidade.
"Tínhamos casos de estudantes universitários que até tentavam suicídio por decepção e frustração, por estar ali numa entidade de ensino superior que simplesmente fechava suas portas. Criamos essa Comissão em Defesa dos Estudantes Universitários e três anos depois eu não poderia imaginar que eu seria vítima da faculdade onde eu estava terminando o curso de direito, que simplesmente, quando nossa turma estava concluindo o nono semestre, a faculdade foi descredenciada, havia uma dívida milionária, dívida trabalhista, dívida de alunos. Então, é importante a criação desse dia para reconhecer os estudantes”, enfatizou Quirino.
O legislador discorreu ainda sobre uma situação que aconteceu, recentemente, no Rio Grande do Sul, em que uma organização não governamental homenageou soldados do Corpo de Bombeiros que resgataram o animal que ficou conhecido como Caramelo, durante as enchentes do Rio Grande do Sul. "É muito importante reconhecer o trabalho dos nossos bombeiros e policiais. Era uma vida, de um animal, mas deixo aqui uma reflexão para que os outros policiais e bombeiros militares que resgataram tantas famílias e pessoas também sejam homenageados”, frisou.