Ícone alego digital Ícone alego digital

Junho violeta

28 de Maio de 2024 às 11:55
Crédito: João Carlos
Junho violeta
Lançamento da Campanha Junho Violeta
Ricardo Quirino lançou a campanha, de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa, em parceria com a Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), no Terminal Isidória, nesta 3ª-feira, 28

O presidente da Comissão de Atenção à Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Ricardo Quirino (Republicanos), em conjunto com o presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), Tarcísio Abreu, lançaram na manhã desta terça-feira, 28, a Campanha Junho Violeta, celebrando uma parceria inédita.

O ato simbólico teve lugar no Terminal Isidória, no Setor Pedro Ludovico, momento em que um dos ônibus que circulam na Região Metropolitana recebeu o primeiro cartaz da campanha. Em reverência aos idosos, a Alego vai manter as luzes na cor violeta durante o período.

Ricardo Quirino afirmou que essa parceria com a CMTC surgiu para que mais pessoas possam ser alcançadas, já que grande parte da população utiliza diariamente o transporte coletivo. Para a Campanha Junho Violeta, ao longo do mês, Quirino também pretende realizar ações nas ruas, reuniões, palestras e audiências públicas. No dia 15 de junho, Dia Mundial de Combate a Violência Contra a Pessoa Idosa, o legislador vai realizar um grande evento na Praça dos Bandeirantes.

Realidade preocupante

Quirino explicou que, atualmente, os idosos vivem uma realidade preocupante, já que enfrentam um fenômeno cada vez mais comum, no qual, devido à situação de vulnerabilidade, ficam mais expostas à violência. Quase sempre esses atos violentos (56%) são praticados pelos familiares mais próximos e pode levar não só à piora dos quadros de saúde, mas, também, comprometer a saúde mental do idoso, que passa a ter sentimento de menos valia. E, nesse sentido, a violência passa a ser vista como um problema de saúde pública.

O presidente da Comissão de Atenção à Pessoa Idosa da Alego falou, ainda, que é importante lembrar que existem diversos tipos de violência contra a pessoa idosa: física, psicológica, patrimonial, institucional e sexual, além de negligência, abandono, abuso financeiro e discriminação. "Esses abusos precisam ser urgentemente combatidos."

Dignidade 

O presidente da CMTC, Tarcísio Abreu, se disse muito feliz em poder compartilhar com o deputado Ricardo Quirino o lançamento dessa campanha. "Hoje, o transporte público alcança cerca de 500 mil passageiros diariamente. Isso mostra a sensibilidade e a preocupação com o idoso, e, dessa forma, estamos também cumprindo nosso papel ao contribuir com projetos como esse, em que a pessoa idosa é valorizada. Atualmente, 7% dos nossos passageiros são idosos, e queremos garantir dignidade e condição, para que todos eles possam se locomover dentro da cidade."

Abreu lembrou que, dentro dos terminais, o idoso tem prioridade no embarque e desembarque, atendendo determinação do Embarque Solidário. 

No total 1,2 mil ônibus vão ter cartazes afixados em seu interior e essas peças publicitárias vão permanecer durante todo o mês de junho. “Cuidar da pessoa idosa é preservar a sua história” é a temática escolhida e revela a importância do idoso dentro do sistema familiar. Vale destacar que, sem os idosos, os mais jovens não existiriam e tampouco conheceriam a sua própria história. 

O Junho Violeta foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem o propósito de sensibilizar, coibir e amenizar o sofrimento da pessoa idosa e contra a violência a que ela é submetida.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.