Parlamento Jovem 2024
O Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizou, na manhã desta terça-feira, 4, o segundo dia de treinamento dos 97 selecionados para a atual edição. Os ritos legislativos, decoro e quórum necessários para deliberações foram assuntos abordados na palestra ministrada pela secretária de Consolidação de Legislação, Neolete Pires de Freitas.
Neolete pontuou aos simulandos questões fundamentais relacionadas ao cotidiano de atividades na Casa. Um dos pontos abordados foi quanto à disposição e logística na composição do Plenário, como bancadas, tribunas e Mesa Diretora. A secretária explicou que, na perspectiva da galeria, observando a Mesa Diretora de frente, as bancadas da esquerda são ocupadas pela oposição, bem como a tribuna deste lado é utilizada pelos parlamentares da oposição para proferir seus discursos. Do outro lado, direito, tomam assento os legisladores da base do governo e utilizam a tribuna deste lado. Quanto aos primeiros assentos da primeira fileira, Neolete explicou que de modo geral, elas são ocupadas pelos líderes de bancada e pelos líderes do governo e da oposição.
Neolete comentou, ainda, sobre a importância dos participantes da simulação se atentarem aos quóruns necessários para abertura dos trabalhos e votações, sobretudo porque os números de parlamentares que precisam marcar presença podem variar de acordo com o tipo de votação, matéria ou ainda o trabalho em si, nos casos de sessões ordinárias e trabalhos de comissões. A servidora também chamou atenção para o decoro parlamentar e que o respeito mútuo deve ser imprescindível.
“A proposta do Parlamento Jovem é discutir algo diferente daquilo que está sendo apreciado. Vamos nos ater a isso e evitar qualquer problema de nos desvirtuamos do foco da atividade. E podem ter certeza que haverá matérias que serão objeto de discussões mais intensas e prolongadas. É assim na vida real e é assim no Parlamento Jovem”, destacou.
Assessoria Parlamentar
Os trabalhos desta manhã também foram oportunos aos candidatos selecionados para os cargos de assessoria. Dos 97 selecionados, 41 ocuparam cargos legislativos, 41 em assessoria, dez jornalistas e cinco cargos de procuradores legislativos. Assim, Neolete falou da importância das assessorias. “Vocês não têm noção da importância de um assessor para um parlamentar, pois este não consegue dar atenção a suas bases e aquilo que ele representa com todo o processo legislativo e o que está sendo discutido na Casa, o que os colegas estão apresentando, o que diz respeito às regiões que ele representa”.
E completou afirmando que o parlamentar que possui uma boa assessoria já realiza metade do trabalho legislativo, pois fica atento a garantia de prazos dos processos legislativos e não perde o momento de defender suas bases. “Não pensem que ser assessor é pouco, é fácil. Assessor vale ouro, é a paz e a tranquilidade do parlamentar. E quem está ali para auxiliar é alguém capaz de passar a informação correta e em tempo hábil. É muito bom ver servidores desta Casa que entraram aqui por intermédio do Parlamento Jovem. Os parlamentares sempre buscam bons assessores. Então dediquem-se. Estou à disposição de vocês, para ajudá-los e tirar suas dúvidas”.
O encontro se encerrou com o chefe de Tecnologia dos Painéis de Votação em Plenário, Antônio Carlos, que comentou sobre a preocupação da atual presidência da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), com as questões relativas à transparência e segurança das votações. Ele destacou que o software utilizado na Alego é um dos mais seguros do Brasil, atestado por órgãos de segurança. “Há uma gaveta nas bancadas, vocês podem abrir e verão um painel eletrônico. Em breve vocês terão acesso a ele, através de biometria digital, usuário e senha, biometria fácil. E, dentro desse processo de validação de senha, os parlamentares registram presença, realizam seus votos e tudo fica visível nos painéis nas laterais, para que a imprensa, a Mesa, os assessores e os visitantes do Casa possam acompanhar os trabalhos”, finalizou.
Após a palestra, a coordenadora-geral do programa Parlamento Jovem, Mariza Barbosa, convocou os simulandos a assistirem a sessão solene especial promovida pelo presidente Bruno Peixoto e destacou que solenidades farão parte das atividades realizadas na simulação. E, ao encerramento da sessão, os participantes desta edição fizeram as fotos oficiais, que irão ilustrar o portal do Parlamento Jovem, em execução pela assessoria de comunicação formada apenas por estudantes.